Os smartphones fazem parte da rotina diária e são ferramentas cruciais para o acesso à informação e entretenimento do atual mundo digital. Mas são também viciantes e um foco de distração permanente que pode levar a perturbações do bem-estar mental do utilizador.
Para assegurar que o mundo digital dá tréguas aos utilizadores, Apple, Google e Samsung equiparam as suas interfaces com recursos que promovem uma utilização do smartphone mais consciente e menos invasiva, com verdadeiros momentos de silêncio digital.
Tempo de ecrã da Apple
Na sua interface, a Apple incluiu um painel bastante abrangente que mostra em detalhe a utilização que o consumidor faz das aplicações. Aqui é possível visualizar o tempo passado com as apps, redes sociais incluídas, e o número de vezes que o telefone é atendido.
Neste painel, os utilizadores podem definir alguns limites às aplicações, programar tempo de inatividade do terminal e também aproveitar o modo “não incomodar” para uma verdadeira desintoxicação digital.
Bem-estar digital da Google
Esta funcionalidade da Google é semelhante ao tempo de ecrã da sua rival Apple. O recurso também fornece estatísticas sobre a utilização que o smartphone tem.
Com esta funcionalidade, os utilizadores podem definir temporizadores para algumas aplicações, agendar “períodos de tranquilidade” e silenciar as notificações.
Aqui encontra-se também o modo de foco que permite o bloqueio temporário das aplicações que mais distraem o utilizador.
Samsung aposta numa abordagem de integração de equipamentos
A Samsung tem uma abordagem um pouco diferente das suas concorrentes. A sua App Timer integra-se nas rotinas da assistente virtual Bixby, fazendo ajustes automáticos com base no horário, localização ou atividade.
Está também disponível a funcionalidade Wind Down que fornece rotinas tranquilas na hora de ir dormir, integrando-se com outros dispositivos inteligentes de iluminação para reduzir a luz ambiente no período que antecede o descanso.
Estas são algumas das funcionalidades disponíveis que visam aumentar o bem-estar mental do utilizador através de um afastamento temporário do mundo digital. Acrescente-se ainda a recomendação de todos os fabricantes para uma utilização mais consciente do smartphone, baseada num tempo mais reduzido em frente ao pequeno ecrã.