Signal 2.0 tem ligações seguras entre iOS e Android

Rafael Ferreira
Tempo de leitura: 2 min.

Com a MWC a decorrer estamos a ver smartphones a saírem com preços para todas as carteiras com características acima da média mas será importante continuar a evoluir o hardware e os sistemas operativos sem melhorar a segurança?

Na minha opinião a evolução deve ser feita lado a lado mas sem duvida alguma prefiro um smartphone com um hardware superior do que um capaz de proteger todas as minha chamadas ou mensagens.

Enquanto os equipamentos são apresentados e testados na MWC 2015 surge a aplicação Signal 2.0 com suporte para envio de mensagens seguras.

Agora é possível enviar mensagens de uma pessoa para outra com o conteúdo totalmente encriptografado, podemos enviar mensagens de texto, imagem e vídeo entre dispositivos iPhone e Android e a cereja no topo do bolo é que tudo funciona sem taxas das operadoras sobre os SMS ou MMS.

A aplicação signal também permite fazer chamadas de voz protegidas utilizando o numero de telemóvel do utilizador sem logins adicionais para facilitar o processo de utilização.

Esta aplicação é open source, por isso pode ser controlada por programadores, assim como o protocolo de criptografia utilizado é open source para que possa ser adoptada por outras aplicações de mensagens.

O Signal também permite que os utilizadores activem uma segurança adicional para o ecrã, que impede o iOS de fazer uma captura de ecrã do aplicativo quando está em uso para que o conteúdo das mensagens não possa ser visto por outros métodos que não a própria ligação visto que o Signal não permite que as chamadas sejam intersectadas e compreendidas utilizando uma ligação directa criptografada entre os comunicadores para manter a comunicação segura.

Para usufruir desta aplicação através de um iPhone basta aceder ao RedPhone para fazer as chamadas.

Esta aplicação chega numa altura onde a espionagem é muito falada muito devido aos rumores sobre documentos recentemente revelados que mostram que os funcionários da NSA e GCHQ invadiram fabricantes de cartões SIM e conseguiram milhões de chaves de criptografia correspondentes a cartões SIM ficando assim facilitada a descodificação de chamadas e sms.

Achas que esta tecnologia é importante para proteger as ligações telefónicas ou só vem dificultar a verdadeira segurança impedindo de fazer escutas telefónicas quando necessário?

Talvez queiras ver:

  • O Porquê do Galaxy S6 não ter Snapdragon
  • Vivo X5Max + com uma bateria mais potente e MediaTek MT6752 #MWC2015
  • YotaPhone 2c confirmado, a versão econômica de dois ecrãs
  • Revê aqui o evento da Sony na MWC 2015 #4GNewsMWC

Sabe mais sobre a MWC nas nossas redes sociais com a HashTAG #4GNewsMWC

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.