SIGMA fp L é a mais pequena e leve câmara mirrorless do mundo!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Sigma tem uma nova câmara mirrorless full-frame ultra-compacta, a Sigma fp L, mantendo as melhores caraterísticas da antecessora apresentada em 2019, mas reforçando os aspetos em que esta não surpreendeu. Pesa 427 gramas com bateria!

Ao passo que a primeira geração está equipada com um sensor de 35 mm (full-frame) de 24,6 MP, o novo sensor Bayer tem 61 MP num corpo extraordinariamente compacto. É um grande incremento de resolução, com filtro low-pass para reduzir o padrão moiré.

A nova Sigma fp L tem um sensor Bayer de 61 MP

A relevância do novo sensor full-frame de 35 mm a 61 MP prende-se com a possibilidade de fazer uma ampliação efetiva de 5x sem perder qualidade de imagem, o crop zoom. Isto aplica-se, por exemplo, à gravação de vídeo em resolução Full-HD (1080p)

Esta nova Sigma fp L tem um ecrã traseiro LCD, sensível ao toque que preenche grande parte do seu corpo. Aliás, a câmara é tão compacta que não temos sequer um visor eletrónico (viewfinder) incorporado, sendo este um acessório opcional.

O novo viewfinder acopla-se à lateral da câmara fotográfica para quem necessitar deste acessório útil para estudar e compor a imagem antes de a captar. Note-se que a câmara é bastante modular, podendo ser usada para fotografia ou vídeo profissional.

A nova câmara dispõe de um visor eletrónico externo

Este visor eletrónico externo EVF-11 (opcional) foi concebido exclusivamente para utilização na série SIGMA fp. Tem um painel de 0,5 polegadas, cerca de 3,68 M pontos OLED, que entrega um visor de alta resolução e de iluminação para, ideal para fotografia.

A câmara mirrorless tem uma série de novas características e acessórios, que tornarão a fotografia mais fácil de capturar, incluindo focagem automática híbrida (AF). Também temos direito ao modo de focagem manual.

O novo modo combina deteção de contraste e de fase e carregamento USB enquanto a câmara está ligada. O intervalo de ISO (sensibilidade do sensor à luz) varia entre 100-25600 (expansível até ISO 6 -102400).

A full-frame de bolso é escalável para fotografia ou vídeo

A SIGMA fp L suporta carregamento USB enquanto a câmara está ligada. Isto permite filmar sem interrupção enquanto carrega a câmara usando uma bateria móvel, mesmo ao ar livre ou onde não tem acesso a uma tomada elétrica.

Aliás, também a podemos utilizar como webcam. Basta ligar a fp L a um PC via USB e esta funcionará como dispositivo de entrada de áudio e vídeo enquanto obtém a sua fonte de alimentação do PC.

A câmara também permite agora guardar uma configuração personalizada. As definições guardadas podem ser mantidas como dados de imagem acessíveis através de um código QR, para que possa carregar muitos padrões de definições rapidamente.

Isto permite uma nova forma dos utilizadores partilharem as configurações personalizadas que recomendam uns com os outros, trocando códigos QR com outros utilizadores ou partilhando-os em redes sociais. É ideal para partilhar "presets".

A Sigma fp L grava vídeo até UHD 4K

As capacidades de gravação de vídeo permanecem idênticas. A nova fp L pode gravar em resolução máxima de 4K UHD com taxa de fotoramas de 23,98 p, 24 p, 25 p, e 29,97 p.

Adicionalmente pode gravar em Full-HD (1080 p) a 23,98 p, 24 p, 25 p, 29,97 p, 48 p, 50 p, 59,94 p, 100 p, e 119,88 p para câmara lenta. O limite da duração de gravação está apontado para as 2 horas, dependendo do modo de captação.

A câmara pode gravar os conteúdos num cartão SD UHS-II (1 slot), ou diretamente num disco SSD externo - aumentando o intervalo de cor de 8-bit para 12-bit.

A Sigma fp L tem estabilização eletrónica da imagem (EIS). Está equipada com uma porta HDMI, jack de 3,5 mm para microfone e USB do Tipo-C para carregamento externo, ou para ligação ao computador e possível uso como webcam.

Para utilizadores mais exigentes, sobretudo para captação de vídeo profissional, a Sigma em parceria com a SmallRig desenvolveram novos acessórios e a "jaula" acima ilustrada.

A autonomia de bateria declarada pela fabricante é de 240 fotografias, ou 60 minutos de gravação de vídeo. De qualquer modo, a fp L pode operar continuamente com alimentação externa através da porta USB-C.

Há novos modos de cor na Sigma fp L

O Powder Blue é um modo de cor com um toque brilhante e claro, apresentando uma cor azul refrescante. Temos também o Duotone que transforma as cores de uma imagem num impressionante gradiente de duas cores.

Com a adição destes dois novos modos à ampla escolha de modos de cor da SIGMA originalmente apresentados na série fp, há agora um total de 15 modos de cor à escolha.

São dois novos presets ou receitas de cor implementadas pela Sigma na nova câmara fotográfica à disposição dos utilizadores.

A nova câmara Sigma fp L chega às lojas em meados de abril com preço aproximado de 2 500 €. O visor eletrónico externo EVF-11 custará aproximadamente 700 €.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO Find X3 Pro tem design galardoado pelo prémio Red Dot
  • Carro elétrico da Xiaomi está cada vez mais perto. Sabe porquê
  • Xiaomi tem tecnologia de bateria revolucionária para o Xiaomi Mi 11 Ultra
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.