Será que um smartphone de 6 câmaras salvará a Sony?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Podemos dizer que a Sony tem vindo a desaparecer do mundo mobile. Infelizmente não se está a conseguir destacar face à concorrência. Em vez disso, empresas asiáticas, como a Xiaomi, Huawei ou até OnePlus, ganham mais destaque.

Porém, o novo rumor refere que a Sony está a preparar um telemóvel que vai dar que falar. De acordo com as informações o smartphone contará com 6 câmaras traseiras. A Nokia foi a primeira a trazer 5 câmaras no seu Nokia 9 PureView e a Sony quer ser a primeira com 6. Mas será que é o suficiente para salvar a marca?

O problema da Sony não é qualidade de tecnologia

Podemos dizer que os terminais da Sony são de qualidade. Todos eles oferecem uma qualidade de construção relevantes e características de topo. Na minha opinião, a marca tem 3 grandes problemas.

1- Lançamento de topo de gama de 6 em 6 meses

Já não é a primeira vez que referimos isso. A Sony também não é a única a fazê-lo. Contudo, lançar topo de gama de 6 em 6 meses é simplesmente ridículo. Estás a desvalorizar o equipamento poucos meses depois do cliente pagar um balúrdio por ele. Além disso, os seus equipamentos demoram sempre 2 a 3 meses a chegar às lojas. Ou seja, o utilizador compra um Sony topo de gama e 2 meses depois vê o sucessor a ser revelado

2- Preço dos seus equipamentos

O preço é também um ponto importante. A Sony precisa de ganhar menos dinheiro para crescer. Quando lança um topo de gama a 900€ não pode esperar que os utilizadores fiquem muito entusiasmados. Principalmente quando, como referi no ponto 1, lança o sucessor meses depois.

3- Design dos seus smartphones

A marca bem tenta ser irreverente, porém, já todos vimos que não vale muito a pena. A Huawei cresceu porque soube seguir as linhas dos concorrentes. Aos poucos foi criando as suas linhas e só agora é que cria tendências. A Sony tem de perceber que não pode ditar o futuro do design dos smartphones e seguir as tendências de forma a conseguir atrair clientes da Samsung, Apple e Huawei.

Para que servem tantas lentes neste futuro smartphone?

Ainda não sabemos em concreto para que servirão tantas lentes no smartphone. Contudo, a Sony pode ser inteligente para nos lançar um smartphone com estilo de "canivete suíço". Ou seja, um sensor para cada funcionalidade. Um para grande angular, outro para profundidade, zoom e por aí fora.

A Nokia não o fez com o PureView e tenho de admitir que fiquei um pouco desiludido. Ainda que compreenda que o objetivo da Nokia é dar o maior detalhe possível na fotografia tirada com o smartphone, como utilizador "normal", gostava de ter mais possibilidades. Tal como a Huawei e agora Samsung oferecem.

O telemóvel da Sony ainda está em fase de concepção

Temos de ter em consideração que estas informações são apenas rumores. A imagem que vez acima é um conceito de pura imaginação face as informações recolhidas. Embora a fonte seja de segurança, temos sempre de ficar sempre com um pé atrás face esta informação.

Se a Sony realmente revelar um smartphone com estas capacidade poderemos ter a sua revelação em setembro ou no próximo ano em fevereiro. A marca já mostrou que gosta de mostrar a sua nova gama na IFA e na MWC, feiras de tecnologia que decorrem nos meses referidos acima.

Editores 4gnews recomendam:

  • Novas imagens do Google Pixel 4 revelam enorme câmara traseira
  • Apple anuncia lançamento do novo Mac Pro e monitor Pro Display XDR para setembro
  • Huawei está a tentar construir uma alternativa à Play Store
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.