Será que um smartphone de 6 câmaras salvará a Sony?

Filipe Alves
Comentar

Podemos dizer que a Sony tem vindo a desaparecer do mundo mobile. Infelizmente não se está a conseguir destacar face à concorrência. Em vez disso, empresas asiáticas, como a Xiaomi, Huawei ou até OnePlus, ganham mais destaque.

Porém, o novo rumor refere que a Sony está a preparar um telemóvel que vai dar que falar. De acordo com as informações o smartphone contará com 6 câmaras traseiras. A Nokia foi a primeira a trazer 5 câmaras no seu Nokia 9 PureView e a Sony quer ser a primeira com 6. Mas será que é o suficiente para salvar a marca?

Sony telemóvel 6 câmaras

O problema da Sony não é qualidade de tecnologia

Podemos dizer que os terminais da Sony são de qualidade. Todos eles oferecem uma qualidade de construção relevantes e características de topo. Na minha opinião, a marca tem 3 grandes problemas.

1- Lançamento de topo de gama de 6 em 6 meses

Já não é a primeira vez que referimos isso. A Sony também não é a única a fazê-lo. Contudo, lançar topo de gama de 6 em 6 meses é simplesmente ridículo. Estás a desvalorizar o equipamento poucos meses depois do cliente pagar um balúrdio por ele. Além disso, os seus equipamentos demoram sempre 2 a 3 meses a chegar às lojas. Ou seja, o utilizador compra um Sony topo de gama e 2 meses depois vê o sucessor a ser revelado

2- Preço dos seus equipamentos

O preço é também um ponto importante. A Sony precisa de ganhar menos dinheiro para crescer. Quando lança um topo de gama a 900€ não pode esperar que os utilizadores fiquem muito entusiasmados. Principalmente quando, como referi no ponto 1, lança o sucessor meses depois.

3- Design dos seus smartphones

A marca bem tenta ser irreverente, porém, já todos vimos que não vale muito a pena. A Huawei cresceu porque soube seguir as linhas dos concorrentes. Aos poucos foi criando as suas linhas e só agora é que cria tendências. A Sony tem de perceber que não pode ditar o futuro do design dos smartphones e seguir as tendências de forma a conseguir atrair clientes da Samsung, Apple e Huawei.

Para que servem tantas lentes neste futuro smartphone?

Ainda não sabemos em concreto para que servirão tantas lentes no smartphone. Contudo, a Sony pode ser inteligente para nos lançar um smartphone com estilo de "canivete suíço". Ou seja, um sensor para cada funcionalidade. Um para grande angular, outro para profundidade, zoom e por aí fora.

A Nokia não o fez com o PureView e tenho de admitir que fiquei um pouco desiludido. Ainda que compreenda que o objetivo da Nokia é dar o maior detalhe possível na fotografia tirada com o smartphone, como utilizador "normal", gostava de ter mais possibilidades. Tal como a Huawei e agora Samsung oferecem.

O telemóvel da Sony ainda está em fase de concepção

Temos de ter em consideração que estas informações são apenas rumores. A imagem que vez acima é um conceito de pura imaginação face as informações recolhidas. Embora a fonte seja de segurança, temos sempre de ficar sempre com um pé atrás face esta informação.

I heard #Sony is working on a new #Xperia Smartphone featuring a total of six lenses on it's rear as well as two cameras on the front. The device is still in development which means that specs and further things are still unknown.!CONCEPT BASED ON IMAGINATION! pic.twitter.com/mJ83LSNzAc

— Max J. (@Samsung_News_) 10 de junho de 2019

Se a Sony realmente revelar um smartphone com estas capacidade poderemos ter a sua revelação em setembro ou no próximo ano em fevereiro. A marca já mostrou que gosta de mostrar a sua nova gama na IFA e na MWC, feiras de tecnologia que decorrem nos meses referidos acima.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.