cropped-wiko-logo1Já vai fazer 1 mês que a Google lançou a última versão do seu OS Android 5.0 Lollipop , a partir daí a corrida das OEM(principais construtoras), para lançar as atualizações nos seus flagships começou .

Já vimos a Motorola com os seus Moto G/ Moto X , agora a Samsung para o Galaxy S5/Note 4 e também já vimos leaks para o LG G3 e para todos os Sony Xperia Z. No entanto, se virmos a fração dos equipamentos com Android reparamos que nem 1% vai receber esta atualização.

A dúvida fica para quem não tem a possibilidade de adquirir topos de gama ou mesmo quem não tem a necessidade de possuir um? Aqui é onde entra o mundo das custom ROM’s , onde ports não oficiais das diversas versões de Android são disponibilizadas para os desfortunados .

   

Falemos hoje do Wiko Cink Five, o 1º equipamento a ser vendido, pela marca Francesa WIKO, em Portugal no ano passado. Este equipamento que possui especificações razoáveis para o preço, ecrã 5” , quadcore a 1.2 Ghz , 1Gb de ram , 4 Gb de rom , originalmente com android 4.1.2 JellyBean, teve uma actualização OTA oficial para o 4.2.2 mas infelizmente o suporte parou ai.

Graças á comunidade no XDA hoje foi lançado o 1º port do Android L, baseado na AOSP, este port é o 1º para um equipamento baseado nos processadores MediaTek .Já na 1ª versão é considerado estável e usável no dia-a-dia, mas como sendo a 1ª versão há os seus bugs, mas nada que umas semanas para que tudo seja resolvido.Os 60fps estão lá, o material design está por todo o lado e as animações são espetaculares.

Será desta que as portas se vão abrir para outros dispositivos MediaTek ? Certeza só há uma, que o Android Lollipop vai conseguir o que o KitKat não fez, abrangir a vasta maioria dos equipamentos Android.

Para terminar fica ainda como nosso hands-on do Wiko Highway 4G na IFA em Berlim.

Artigo escrito por Rui Costa.

Talvez querias ver:

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica livre de comentar abaixo. Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).