Será o fim da cegueira? Próximo chip da Neuralink promete revolucionar

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Ainda na semana passada, a Neuralink partilhou um vídeo do primeiro paciente humano a usar o chip cerebral Telepatia a conseguir mover o cursor de um rato de computador apenas com o seu pensamento. Agora, o CEO Elon Musk revelou o próximo produto da empresa: o chip Blindsight, capaz de curar a cegueira.

Chip Blindsight já teve sucesso nos testes com macacos

I should mention that the Blindsight implant is already working in monkeys. Resolution will be low at first, like early Nintendo graphics, but ultimately may exceed normal human vision.(Also, no monkey has died or been seriously injured by a Neuralink device!)

— Elon Musk (@elonmusk) 21 de março de 2024

Na sua rede social X, o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, revelou que a sua outra empresa já está a trabalhar efetivamente num novo chip cerebral. Enquanto o chip Telepatia é voltado para pacientes que tenham tido perda de movimento por acidentes ou condições de saúde, o chip Blindsight tem como foco pacientes com alguma deficiência visual. E os primeiros testes já tiveram resultados positivos.

Segundo Musk, "o implante Blindsight já está a funcionar em macacos". Na publicação, o bilionário surpreendeu ainda ao falar sobre a qualidade de imagem à qual a nova tecnologia pode chegar.

“A resolução será baixa no início, como os primeiros gráficos da Nintendo, mas no final poderá exceder a visão humana normal”, afirmou Musk.

O empresário também aproveitou para salientar que “nenhum macaco morreu ou foi gravemente ferido por um dispositivo Neuralink” durante os testes com seus chips.

Ainda não há detalhes de como o novo chip funciona

NEWS: Elon Musk announced tonight that the first human implanted with @Neuralink’s brain chip has made a full recovery.The patient is able to control a mouse using only their thoughts. Incredible achievement!pic.twitter.com/ImrSkxT0h7

— Sawyer Merritt (@SawyerMerritt) 20 de fevereiro de 2024

Tanto Musk como Neuralink ainda não partilharam detalhes sobre o funcionamento do Blindsight ou sobre a previsão do início dos testes em humanos. Para termos uma noção, o primeiro ensaio da empresa com o chip Telepatia foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), regulador de medicamentos dos Estados Unidos, em maio de 2023. O primeiro paciente humano recebeu o chip em janeiro deste ano.

Por outro lado, ainda não é possível sabermos se o Blindsight tem um funcionamento e uma estrutura similar ao Telepatia e se, caso tenha, isso poderia agilizar sua aprovação para testes em humanos.

Chip Telepatia já mostra resultados

O novo produto segue o Telepatia da Neuralink, que permite aos utilizadores controlar computadores com a mente. Em janeiro, Musk anunciou que um paciente estava a recuperar-se bem depois que um chip foi implantado no seu cérebro e mais tarde disse que o paciente poderia mover o cursor do rato de um computador com a mente.

O chip N1 da Neuralink, o Telepatia, possui 1024 eletrodos em 64 fios mais finos que um cabelo humano. Ao ligar esses fios diretamente ao cérebro do paciente, o chip é capaz de captar sinais simultaneamente e estimular milhões de neurónios, interpretando a atividade neural e transmitindo esses sinais para o corpo sem que seja necessária uma ligação física para processamento e interpretação.

O primeiro paciente humano, Noland Arbaugh, de 29 anos, é tetraplégico.Num vídeo partilhado pela Neuralink, ele aparece a jogar xadrez e revela que voltou a estudar por meio da tecnologia do chip. Atualmente, a Neuralink está a aceitar inscrições de voluntários para os testes humanos do Telepatia.

Com o sucesso inicial do Telepatia, agora o mundo aguarda mais novidades também sobre o Blindsight.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.