Ainda na semana passada, a Neuralink partilhou um vídeo do primeiro paciente humano a usar o chip cerebral Telepatia a conseguir mover o cursor de um rato de computador apenas com o seu pensamento. Agora, o CEO Elon Musk revelou o próximo produto da empresa: o chip Blindsight, capaz de curar a cegueira.
Chip Blindsight já teve sucesso nos testes com macacos
Na sua rede social X, o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, revelou que a sua outra empresa já está a trabalhar efetivamente num novo chip cerebral. Enquanto o chip Telepatia é voltado para pacientes que tenham tido perda de movimento por acidentes ou condições de saúde, o chip Blindsight tem como foco pacientes com alguma deficiência visual. E os primeiros testes já tiveram resultados positivos.
Segundo Musk, "o implante Blindsight já está a funcionar em macacos". Na publicação, o bilionário surpreendeu ainda ao falar sobre a qualidade de imagem à qual a nova tecnologia pode chegar.
“A resolução será baixa no início, como os primeiros gráficos da Nintendo, mas no final poderá exceder a visão humana normal”, afirmou Musk.
O empresário também aproveitou para salientar que “nenhum macaco morreu ou foi gravemente ferido por um dispositivo Neuralink” durante os testes com seus chips.
Ainda não há detalhes de como o novo chip funciona
Tanto Musk como Neuralink ainda não partilharam detalhes sobre o funcionamento do Blindsight ou sobre a previsão do início dos testes em humanos. Para termos uma noção, o primeiro ensaio da empresa com o chip Telepatia foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), regulador de medicamentos dos Estados Unidos, em maio de 2023. O primeiro paciente humano recebeu o chip em janeiro deste ano.
Por outro lado, ainda não é possível sabermos se o Blindsight tem um funcionamento e uma estrutura similar ao Telepatia e se, caso tenha, isso poderia agilizar sua aprovação para testes em humanos.
Chip Telepatia já mostra resultados
O novo produto segue o Telepatia da Neuralink, que permite aos utilizadores controlar computadores com a mente. Em janeiro, Musk anunciou que um paciente estava a recuperar-se bem depois que um chip foi implantado no seu cérebro e mais tarde disse que o paciente poderia mover o cursor do rato de um computador com a mente.
O chip N1 da Neuralink, o Telepatia, possui 1024 eletrodos em 64 fios mais finos que um cabelo humano. Ao ligar esses fios diretamente ao cérebro do paciente, o chip é capaz de captar sinais simultaneamente e estimular milhões de neurónios, interpretando a atividade neural e transmitindo esses sinais para o corpo sem que seja necessária uma ligação física para processamento e interpretação.
O primeiro paciente humano, Noland Arbaugh, de 29 anos, é tetraplégico.Num vídeo partilhado pela Neuralink, ele aparece a jogar xadrez e revela que voltou a estudar por meio da tecnologia do chip. Atualmente, a Neuralink está a aceitar inscrições de voluntários para os testes humanos do Telepatia.
Com o sucesso inicial do Telepatia, agora o mundo aguarda mais novidades também sobre o Blindsight.