Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Será mais difícil comprar um smartphone barato e bom em 2021

Rui Bacelar
Comentar

O mercado de smartphones está repleto de ofertas nas várias gamas, do segmento de entrada aos telefones premium, mas os mais cobiçados continuam a ser os que reúnem a melhor relação qualidade / preço como é o caso do Xiaomi Mi 11 Lite 5G.

O seu mérito deve-se sobretudo ao processador Snapdragon 780G da Qualcomm, um SoC com desempenho excelente e preço mais em conta. O resultado? Um dispositivo móvel elegante, fino, com ótimas câmaras e excelente performance em 2021.

Há uma severa escassez do processador Snapdragon 780G

Qualcomm Snapdragon 780G

Este é um dos mais cobiçados processadores para os smartphones de gama média que encontramos amiúde bem abaixo dos 500 euros em Portugal. É este o sinónimo de qualidade sem pagar em demasia por um novo smartphone Android em pleno 2021.

No entanto, este processador estará completamente esgotado e isto provocará uma quebra na produção dos smartphones em questão. As informações chegam-nos agora da China, mais concretamente da rede social chinesa Weibo.

Foi aí que o blogger Wang Teng Thomas, em resposta ao utilizador Digital Chat Station, partilhou a sua análise do estado atual mercado mobile.

Segundo este, teremos vários novos smartphones com o processador Snapdragon 778G nos próximos meses, mas não com o Snapdragon 780G, mais poderoso.

Em vez disso, teremos novos smartphones com o Snapdragon 778G

Xiaomi Mi 11 Lite 5G

Thomas afirma que a capacidade de produção do Snapdragon 780G está incapacitada de dar resposta aos volumes exigidos pela indústria. Como tal, os próximos smartphones acessíveis terão um processador ligeiramente inferior, mas ainda mais acessível.

Esta mesma fonte sugere que a escassez do Snapdragon 780G é tamanha que a produção do Xiaomi Mi 11 Lite 5G pode ser interrompida por falta de componentes. Atualmente, este é o melhor smartphone barato e bom que podem comprar em 2021.

Importa frisar que Wang Teng Thomas é um dos executivos da Xiaomi. Mais concretamente, o diretor de produto no seio da fabricante chinesa, portanto, saberá do que fala. Do seu testemunho, retiramos a ilação sobre a severa escassez de componentes.

Compra enquanto podes o Xiaomi Mi 11 Lite 5G

Smartphone Xiaomi Mi 11 Lite 5G
O smartphone Xiaomi custa desde 360 € na Amazon.ES

Sabe mais sobre o preço e envios do Mi 11 Lite 5G na Amazon para Portugal

Importa frisar que é apenas a versão mais poderosa do Mi 11 Lite (a sinalizada pelo 5G) que está em risco. Este é alimentado pelo SM7350-AB Snapdragon 780G a 5 nm, ao passo que a versão base (sem 5G), usa o Snapdragon 732G a 8 nm.

Tendo em conta a sua relação preço / qualidade o Mi 11 Lite 5G é o melhor smartphone barato e bom que podes comprar em meados de 2021. Elegante, com grande bateria, bom ecrã e excelente câmara fotográfica para o preço, tem ainda um excelente desempenho.

Em síntese, apesar de o executivo da Xiaomi não o ter confirmado, nem desmentido, adivinha-se uma forte escassez de stock para este smartphone. Tudo por causa do processador e a falta de componentes para a sua produção nos volumes exigidos.

Note-se, por fim, que este mesmo problema pode afetar outros smartphones que também usem o mesmo processador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.