Queres ser mais feliz? Estudo aconselha a largares o Facebook

Vitor Urbano

Um novo estudo feito pela Universidade de Stanford concluiu que pessoas que abandonam o Facebook durante um mês inteiro, são mais felizes!

Para a realização deste estudo, foram selecionados 2,488 utilizadores da popular rede social, que passavam uma média de 1 hora por dia a visitar os seus perfis. Para conseguir medir o impacto de forma mais credível, separaram estes utilizadores em dois grupos distintos.

Um grupo teve como objetivo desativar a sua conta no Facebook, e outro de controlo que continuaria as suas atividades sem qualquer alteração. Após um mês de testes e análise de diversos fatores. Concluíram que o grupo que desativou o Facebook apresentou níveis de felicidade mais elevados.

Tira umas férias do Facebook, vai fazer de ti uma pessoa mais feliz!

É claro que temos de considerar a relativa impossibilidade de 'medir felicidade'. Ainda assim, certamente que não é difícil imaginar como é que as distrações e influências negativas podem alterar a forma como olhamos para a vida.

Durante o tempo de realização do estudo, os investigadores utilizaram várias medidas quantitativas em tempo real de forma a analisar o nível de felicidade de cada participante. Ainda que não sendo medidas de controlo absoluto, tornaram possível a comparação entre os dois grupos criados.

Os resultados foram evidentes. De acordo com os investigadores, o grupo que desativou o Facebook começou desde cedo a demonstrar níveis mais elevados nas medidas de bem-estar e felicidade. Relataram ainda que a vasta maioria acabou por passar muito menos tempo nas restantes redes sociais. Investindo mais do seu tempo livre em atividades 'offline'.

Facebook LOL memes

Um dos 'pequenos detalhes' referidos pontualmente no estudo é que os utilizadores foram autorizados a continuar a utilizar o Facebook Messenger. Puramente para manter um contacto esporádico com os seus amigos e familiares. Embora seja referido no estudo, não foram calculadas os possíveis impactos desta condicionante.

Por fim, embora este estudo não consiga de forma irrefutável garantir que o Facebook te faz 'menos feliz'. Vai certamente fazer-te olhar para essa possibilidade com outros olhos. Uma coisa é certa, não fazemos ideia do impacto que os nossos hábitos online acabam por ter no nosso comportamento.

Não tens nada a perder em descobrir os resultados com um pequeno teste na tua vida pessoal. Fica lançado o desafio!

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 13 jogos Premium agora Grátis que tens de instalar

A Huawei está a mostrar à Samsung como se faz para vencer

Google Chromecast 3: Um gadget essencial mas pouco melhorado

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.