Queres ser mais feliz? Estudo aconselha a largares o Facebook

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Um novo estudo feito pela Universidade de Stanford concluiu que pessoas que abandonam o Facebook durante um mês inteiro, são mais felizes!

Para a realização deste estudo, foram selecionados 2,488 utilizadores da popular rede social, que passavam uma média de 1 hora por dia a visitar os seus perfis. Para conseguir medir o impacto de forma mais credível, separaram estes utilizadores em dois grupos distintos.

Um grupo teve como objetivo desativar a sua conta no Facebook, e outro de controlo que continuaria as suas atividades sem qualquer alteração. Após um mês de testes e análise de diversos fatores. Concluíram que o grupo que desativou o Facebook apresentou níveis de felicidade mais elevados.

Tira umas férias do Facebook, vai fazer de ti uma pessoa mais feliz!

É claro que temos de considerar a relativa impossibilidade de 'medir felicidade'. Ainda assim, certamente que não é difícil imaginar como é que as distrações e influências negativas podem alterar a forma como olhamos para a vida.

Durante o tempo de realização do estudo, os investigadores utilizaram várias medidas quantitativas em tempo real de forma a analisar o nível de felicidade de cada participante. Ainda que não sendo medidas de controlo absoluto, tornaram possível a comparação entre os dois grupos criados.

Os resultados foram evidentes. De acordo com os investigadores, o grupo que desativou o Facebook começou desde cedo a demonstrar níveis mais elevados nas medidas de bem-estar e felicidade. Relataram ainda que a vasta maioria acabou por passar muito menos tempo nas restantes redes sociais. Investindo mais do seu tempo livre em atividades 'offline'.

Um dos 'pequenos detalhes' referidos pontualmente no estudo é que os utilizadores foram autorizados a continuar a utilizar o Facebook Messenger. Puramente para manter um contacto esporádico com os seus amigos e familiares. Embora seja referido no estudo, não foram calculadas os possíveis impactos desta condicionante.

Por fim, embora este estudo não consiga de forma irrefutável garantir que o Facebook te faz 'menos feliz'. Vai certamente fazer-te olhar para essa possibilidade com outros olhos. Uma coisa é certa, não fazemos ideia do impacto que os nossos hábitos online acabam por ter no nosso comportamento.

Não tens nada a perder em descobrir os resultados com um pequeno teste na tua vida pessoal. Fica lançado o desafio!

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 13 jogos Premium agora Grátis que tens de instalar

A Huawei está a mostrar à Samsung como se faz para vencer

Google Chromecast 3: Um gadget essencial mas pouco melhorado

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.