Sem bateria no smartphone? Aprende a identificar as apps que consomem mais energia

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A autonomia dos nossos smartphones é um aspeto muito importante. Há muitos utilizadores que não encontram problemas neste campo, porém, há também muitos que batalham diariamente para que o seu equipamento dure para todo o dia.

Se estás no último leque, certamente saberás que as aplicações que usas podem influenciar a autonomia do teu smartphone. Com efeito, identificar aqueles que consomem mais bateria é o primeiro passo para diminuir este problema.

Obter essa informação é mais simples do que alguns possam imaginar. Seja o teu smartphone Android ou iOS, o processo é bastante simples e agora dizemos-te como o fazer.

bateria smartphone
Imagem ilustrativa criada pela IA Microsoft Designer

Consulta as definições da bateria e descobre as apps mais sedentas de energia

Independentemente do sistema operativo, o processo é o mesmo. Para isso, basta ir às Definições e escolher a opção Bateria. Após entrares neste menu, irás ficar a saber mais sobre o que consome a bateria do teu smartphone.

Após um gráfico que mostrará a evolução do descarregamento da bateria, encontrarás as apps responsáveis por isso. Esta lista apresenta-se de forma decrescente, ou seja, aquelas que consomem mais energia aparecem em primeiro lugar.

Ao carregares em qualquer aplicação encontrarás mais informações. Detalhes como o tempo de uso, durante quanto tempo a usaste ou a sua atividade em segundo plano estarão disponíveis para uma análise mais aprofundada.

Com base nestes dados, irás facilmente perceber quem é mais responsável pelo consumo da bateria do teu smartphone. Se são aquelas que usas mais, bem, não há muito a fazer. Mas se for algo que não usas com frequência podes sempre parar a sua execução em segundo plano e poupar mais bateria.

Não desligues as aplicações que usas com mais frequência

É importante sublinhar que não deves fechar aquelas aplicações que usas com maior frequência. Ao contrário do que alguns possam pensar, estar constantemente a abrir e a fechar uma app é mais prejudicial que benéfico para a autonomia do smartphone.

Este processo requer muito mais recursos energéticos do que simplesmente a deixar a correr em segundo plano. Por isso é que digo que se é uma app que usas frequentemente não há muito que possas fazer.

Outro conselho extra que te deixo para aumentar a autonomia do smartphone é desligá-lo ocasionalmente. Isto irá fechar todas as apps em execução e eliminar os ficheiros temporários acumulados na RAM. Isto vai diminuir a quantidade de informação a processar e, consequentemente, os recursos energéticos consumidos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.