
Nos últimos dias, a Segurança Social introduziu várias novidades. Desde logo, convém salientar que passará a ser obrigatório ativar uma ferramenta. Além disso, a aplicação recebeu uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores.
Mas as boas notícias para os portugueses não ficam por aqui! Isto porque, com o objetivo de simplificar processos e evitar filas intermináveis nos pontos de atendimento, continua a reforçar e apostar na digitalização de serviços.
A mais recente novidade permite agora realizar o pedido de certificação de doença profissional totalmente online, de forma simples, rápida e segura.
Este novo serviço digital destina-se a trabalhadores que necessitem de ver reconhecida uma doença profissional, sem terem de se dirigir presencialmente a um balcão da Segurança Social. Todo o processo pode ser feito através do portal oficial.
Como pedir a certificação de doença profissional online
A certificação de doença profissional corresponde a um processo de reconhecimento realizado pelo Departamento de Proteção contra os Riscos Profissionais.
Este procedimento baseia-se na doença comunicada pelo trabalhador e inclui uma avaliação clínica efetuada por médicos especialistas, competentes na patologia em causa. Após a certificação, o beneficiário pode ter acesso a apoios sociais, que podem assumir natureza pecuniária ou ser concedidos sob a forma de prestações em espécie, consoante a situação clínica e profissional avaliada.
O pedido é feito diretamente no Portal da Segurança Social. Começa por aceder à área pessoal no portal oficial e depois entra no menu "Doença". Aí deves selecionar a opção "Doença Profissional" e, de seguida, só tens de seguir as instruções indicadas no formulário digital.
