
A Segurança Social Direta continua, dia após dia, a reforçar os serviços que os cidadãos podem usufruir online, sem terem de sair de casa e ir para longas filas.
Para além de uma mudança obrigatória que deves implementar assim que possível, há mais uma funcionalidade que acaba de chegar ao portal. Assim sendo, conforme é possível ler no site oficial, já está disponível o pedido de Apoio aos Desempregados de Longa Duração, conhecido como MEAD.
Quem pode beneficiar?
Este apoio do Estado destina-se a aos desempregados inscritos no Centro de Emprego que já tenham esgotado o direito ao Subsídio Social de Desemprego, seja inicial ou subsequente, há mais de 180 dias.
Trata-se de uma medida criada para apoiar quem enfrenta períodos prolongados sem trabalho e com maior dificuldade de reintegração no mercado laboral. O MEAD consiste numa prestação mensal equivalente a 80% do valor do último Subsídio Social de Desemprego recebido.
O apoio é atribuído por um período de 180 dias (6 meses), contados a partir da data de submissão do pedido no portal. Assim sendo, graças a esta nova implementação no site, existe maior facilidade de acesso e menos burocracia para efetuar o pedido. Para além de já não ser necessária a ida até um balcão, é também possível corrigir informação enviada caso seja detetado algum erro e obter de imediato o comprovativo da submissão do pedido.
Para fazer o pedido é preciso, naturalmente, fazer a autenticação no Portal da Segurança Social. Depois aceder ao menu Trabalho > Selecionar a opção Desemprego > Escolher Apoio aos Desempregados de Longa Duração e depois é só providenciares os documentos e outras informações que te forem sendo pedidos.