Como te fomos mantendo a par, a Segurança Social Direta disponibilizou recentemente a autenticação de dois fatores (também conhecida como 2FA) no acesso ao seu portal.
Por agora, a sua ativação é opcional, mas desde início que foi comunicado que em breve seria tornada obrigatória. Posto isto, de acordo com a PC Guia, a medida passará ser obrigatória a partir de 11 de março para utilizadores singulares.
No caso das empresas, a obrigatoriedade entra em vigor mais cedo, a 26 de fevereiro, antecipando a aplicação do reforço de segurança nas áreas institucionais.
O que muda?
Com a nova funcionalidade, deixa de ser suficiente introduzir apenas a palavra-passe habitual e o número da Segurança Social (NISS).
Passa a ser exigida uma segunda etapa de verificação da identidade através de um código temporário e único, enviado por e-mail ou por SMS para o telemóvel do utilizador.
Para quem acede via Chave Móvel Digital nada muda. Tal como já acontece em tantas outras plataformas, esta é uma medida que visa proteger ao máximo a segurança digital dos utilizadores. Isto porque acrescenta uma segunda camada de proteção que praticamente garante que a tua conta é inviolável.
Como ativar a Autenticação de Dois Fatores
Se te quiseres antecipar à data(como recomenda a Segurança Social), a sua implementação é muito simples. Vai até ao Portal da Segurança Social como normalmente fazes (com o NISS e a palavra-passe).
Depois só tens de seguir as instruções apresentadas pelo sistema para configurar o 2FA e confirmar que o e-mail e o número de telemóvel associados à conta estão corretos e atualizados.
- Pode ser do teu interesse: Segurança Social Direta estreia funcionalidade que facilita a vida a todos os portugueses
