O Portal da Segurança Social acaba de receber uma importante novidades. Não se trata de uma nova funcionalidade (como aconteceu em dezembro), mas sim de uma medida cujo objetivo é reforçar a segurança e privacidade dos portugueses.
Assim sendo, conforme é explicado em em comunicado, passa a ser obrigatória a Autenticação de Dois Fatores (2FA) para quem acede ao portal através do número da Segurança Social (NISS) e password. Ou seja, quem usa a Chave Móvel Digital não tem de se preocupar. Isto porque este método, certificado pelo Estado português, já garante um elevado nível de segurança.
Numa altura em que cada vez mais existem (tentativas de) acessos indevidos a todo o tipo de contas, como por exemplo de Gmail, esta implementação da Segurança Social Direta faz todo o sentido e protege os utilizadores mesmo no caso em que a palavra-passe possa estar comprometida.
Como funciona esta novidade da Segurança Social?
Isto porque acrescenta uma segunda camada de proteção e exige aos criminosos um passo extra para conseguir aceder à tua conta. Assim sendo, o sistema passa a exigir um segundo fator de verificação, normalmente um código temporário enviado para um contacto previamente validado, seja por SMS ou por e-mail. Só após a introdução desse código é que o acesso à conta é concedido.
A recomendação da Segurança Social é que os utilizadores ativem esta funcionalidade assim que possível de forma a evitar constrangimentos quando a medida entrar oficialmente em vigor. Além disso, se implementares já esta mudança, tens tempo para conferir se os dados da conta estão corretos (que serão utilizados na autenticação de dois fatores), nomeadamente número de telemóvel e e-mail.
O melhor de tudo é que é um processo super rápido e simples. Em poucos minutos, ficas com tudo tratado e uma conta muito mais segura, praticamente impossível de ser hackeada.