O Portal da Segurança Social continua a implementar várias novidades de forma a facilitar a vida dos utilizadores. Conforme é possível ler na newsletter de janeiro da entidade, para além de uma nova 'regra' que obriga os portugueses a agir já, há dois novos serviços que ficaram disponíveis online, evitando assim deslocações às lojas físicas que, como sabemos, se podem tornar bastante morosas.
Desde os últimos dias, qualquer cidadão português registado na Segurança Social pode fazer uso do Simulador de Pensões bem como pedir Subsídio de Assistência a Filho com Deficiência, Doença Crónica ou Doença Oncológica.
No caso deste último, até ao momento só poderia ser feito de forma presencial. Esta mudança, para além de todas as comodidades que são evidentes, também permite acompanhar o estado do pedido em tempo real.
Como fazer o pedido?
Para efetuar o pedido, só tens de aceder ao Portal da Segurança Social > menu Família > opção Deficiência e Incapacidade e selecionar Subsídio de Assistência a Filho com Deficiência, Doença Crónica ou Doença Oncológica.
A Segurança Social alerta que é necessário ter o certificado médico comprovativo da situação do filho e de garantir que a situação contributiva se encontra regularizada. O pedido deve ser submetido no prazo máximo de seis meses a contar do primeiro dia da licença, sob pena de perda do direito ao apoio.
Já no caso do Simulador de Pensões, a ferramenta passou a disponibilizar mais informação de forma imediata, facilitando o planeamento da reforma.
Para além de indicar a data e o valor estimado da pensão na idade legal, o simulador mostra agora todas as opções de acesso à pensão disponíveis para cada utilizador. Ou seja, podes analisar as penalizações que sofrerás em caso de reforma antecipada e também a data mais cedo em que é possível reformar-se sem penalizações.
