A campanha de phishing
Está longe de ser o primeiro alerta da Segurança Social. Pelo contrário, nos últimos tempos a entidade tem vindo a fazer sucessivos avisos aos cidadãos portugueses sobre fraudes cometidas em seu nome.
O mais recente é uma campanha de phishing já confirmada no site oficial da Segurança Social. De acordo com a entidade, estão a ser “enviadas mensagens fraudulentas” aos contribuintes.
Mensagens estas que incluem um link para uma página falsa que, por sua vez, usa a imagem e elementos gráficos da Segurança social. O conteúdo da mensagem visa assustar os cidadãos, informando-os sobre uma alegada dívida.
O tom da mensagem é urgente, pressionando para o pagamento imediato da quantia e, inclusive, há “ameaça de juros de mora ou outros custos adicionais”.
Como podes proteger-te destas fraudes
A Segurança Social reforça a informação de que nunca envia links ou pede dados bancários através de mensagens escritas (SMS) ou outro tipo de mensagens. Nesse sentido, caso recebas algo deste género, não deves facultar este tipo de informação sensível.
Os valores em dívida, assim como a atualização de IBAN ou dados pessoais devem ser feitos no Portal da Segurança Social apensas depois de ser cumprido o processo de autenticação. É também neste portal que deve verificar se tens alguma dívida com a entidade.
A Segurança Social relembra que este tipo de campanha fraudulenta apenas tem como objetivo “obter valores de forma ilegítima, com base em supostas dívidas inexistentes”. Qualquer dúvida adicional pode também ser esclarecida através dos canais oficiais da entidade.
