Há cerca de três semanas, estraguei o meu telemóvel. Tenho um Xiaomi Redmi Note 14 e, um dia, fui dar uma volta a pé sem verificar a meteorologia. Saí de casa, estava tempo seco. Passado 5 minutos, estava a chover: muito mais do que eu previa. É certo que o Redmi Note 14 tem certificação IP64, contra as poeiras e alguns salpicos de água.
A questão aqui é que não caía chuva "miudinha": chovia bastante. Estava em chamada telefónica e a certa altura reparei que o ecrã estava a deixar de funcionar, até que ficou totalmente preto. Conclusão: tive de pedir o arranjo, já que a garantia não era válida para casos como este, naturalmente.
O que eu não fiz e devia ter feito
Mal o smartphone deixou de funcionar, só consegui pensar: tudo isto seria evitável se tivesse uma bolsa impermeável para colocar o meu telemóvel. No site da Amazon (e noutras plataformas), tens várias modalidades de bolsas impermeáveis. Uma das melhores em qualidade/preço aparenta ser a da ProCase 2.
Tem tamanho universal, ou seja, funciona para qualquer telemóvel até 7 polegadas. Tem certificação IPX8, o que faz com que, em casos como o meu, o telemóvel continuasse a funcionar na perfeição. A bolsa apresenta ainda uma fita de pôr ao pescoço, o que também torna o uso mais cómodo.
À data de escrita do artigo, esta capa não chega a 7 euros, na Amazon. Já quase 8.000 compradores avaliaram o produto na Amazon e a nota atribuída é, em média, 4.3 estrelas. Há quem diga que para usar debaixo de água (piscina, mar, etc) não é ideal, o que se entende, até pelo valor que custa.
No entanto, para casos como o meu, pode perfeitamente ser uma boa solução. "Não entra água. É verdade que às vezes é preciso pressionar um pouco mais forte para o telemóvel registar o movimento, mas isso é normal. Altamente recomendado para a praia" - escreve um utilizador.
Previsivelmente, ainda vêm aí várias semanas de chuva. Assim sendo, se costumas andar bastante ao ar livre, comprar uma capa impermeável para o telemóvel pode ser um pequeno investimento capaz de evitar males maiores.
