Se queres ficar parado no tempo, não utilizes Uber em Portugal

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Quem nos segue e me conhece sabe que não sou de argumentar ou discutir assuntos que a mentalidade retrograda tem dificuldades em entender. É complicado para mim estar constantemente a bater na mesma tecla sem nenhum resultado diferente, a isso chama-se masoquismo. Há pessoas que simplesmente não querem mudar nem ouvir outras opiniões e sei viver com isso, a sociedade não é perfeita.

Vê ainda: É hora de perguntar, será que a Samsung está a mascarar a verdade sobre o Galaxy Note 7?

Mas quando me vejo hoje no site da Sic Notícias a ver um vídeo que me envergonha como Português, tive obviamente de expôr os meus sentimentos, mesmo que estes batam na mesma tecla e em cabeças ocas que simplesmente não pretendem mudar.

Sou um utilizador Uber e dizer isto em voz alta nas ruas de Portugal é para muitos, perigoso! Pode até ser comparado ao "sair do armário" nos anos 80 no nosso País.

As coisas andam tão mal no meu querido Portugal que me mete medo ver um grupo de extremistas (por alguns chamados de Taxistas) a agir de uma forma abismal.

A compra de uma carteira de Taxista em Portugal é extremamente cara, podemos ler no Reddit que "Um taxista, recém chegado ao negócio, compra o alvará por 200 mil euros. No dia seguinte descobre os Ubers lhe estão a "roubar" clientes. De repente, o retorno dos 200 mil euros que investiu fica cada vez mais longe." - sup3rfm

Mas há alturas que temos de pôr os pés na terra e descobrir quem tem culpa nisto tudo.

Eu vivo em Inglaterra e um "taxi" aqui é algo que não se vê muito. Quando, por azar, não tens outra opção levas uma paulada no preço que as lágrimas saltam dos olhos fora.

O "private hiring" é basicamente um Uber. Empresas oferecem serviços de condutores privados em troca de um valor estipulado mediante a distância percorrida.

Esta definição é obviamente um nome bonito para um "taxi", mas com esta troca de palavras evita-se aqueles tais 200 mil euros de alvará que o utilizador Reddit falou.

Eu consigo compreender a frustração de dinheiro perdido, mas se és um taxista que está neste momento a ferver ao ler isto, compreende que o problema é de quem vos cobra estes valores exorbitantes e não dos Uber.

Aliás, os Uber chegam para revolucionar a cena toda e se tu fores fino, senhor Taxista, reclamas o dinheiro às entidades devidas com essa pseudo revolução e começas um negócio idêntico ao que tanto odeias.

Como é que posso descrever o Uber? Confortável e amigável. Entras no carro, perguntam-te se a música está ok, se queres ar condicionado e quem sabe, um ou outro chocolatico que o Ubersista tenha lá para oferecer aos clientes. E agora pergunto ao senhor taxista que está furioso a ler isto, quantas vezes fizeste o mesmo?

Quem é que no seu perfeito juízo quer entrar num taxi que sabe que o condutor sofre de um temperamento desagradável?

Podem-se revoltar o quanto quiserem, mas o problema aqui não é o Uber, porque se não for hoje o Uber, é amanha outro qualquer. O Reino Unido, por exemplo, já não vive de "taxis normais", estes são caros e só para turistas que desconhecem outra opção. Para viver num mundo em evolução é preciso evoluir com ele.

Às vezes temos de saber quando as nossas jogadas são boas ou más, comprar uma carta de taxista nos dias de hoje é declarar falência de imediato.

O mundo e a forma de serviço de transporte está prestes a mudar e as atitudes de "bad boys", senhores taxistas, só vos estraga a reputação e honestamente assusta o cliente.

Quem é que no seu perfeito juízo quer entrar num taxi que sabe que o condutor sofre de um temperamento desagradável?

Como se diz na gíria Inglesa, "man up".

Se és um cliente normal que precisa esporadicamente de um serviço de transporte, recomendo que uses o Uber. Porque só com a tua insistência é que os Taxistas perceberão que se calhar eles é que estão no lado errado da equação e esta é uma batalha perdida.

Não quero com isto ser frio e "tirar o pão da boca" à família do taxista, no final do dia, todos tentamos sobreviver num planeta de caos, simplesmente quero alertar que os Taxistas deviam parar para pensar, às vezes é melhor mudar de jogo enquanto este ainda está no início.

Talvez queiras ver:

Galaxy C9 pode ser “the next big thing” por parte da Samsung

Galaxy Note 7: Equipamento “seguro” revela-se extremamente quente [Vídeo]

Elon Musk anuncia apresentação de um produto Tesla a 17 de Outubro

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.