Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Se és fã dos filmes Avatar, não vais gostar do que disse James Cameron

Cerca de um mês depois da estreia de "Avatar: Fire and Ash", o realizador James Cameron mostra-se reticente quanto à continuidade da saga.

Avatar
(via Disney)

Recentemente, foi lançado o filme “Avatar: Fire and Ash”, que tem feito um sucesso tremendo nos cinemas em Portugal e no mundo. No entanto, as novidades mais recentes não são animadoras para os fãs, já que o filme lançado em 2025 poderá eventualmente ter sido o último.

Quem abre essa possibilidade é o próprio realizador James Cameron. Em entrevista ao TVBS News, Cameron disse o seguinte: "o estado da indústria cinematográfica está deprimido neste momento. O Avatar 3 custou muito dinheiro. Temos de ter um bom desempenho para continuar. Temos de ter sucesso e precisamos de descobrir como fazer os filmes Avatar de forma mais barata para continuar".

Ainda que o realizador não negue o lançamento do 4º e 5º Avatar, coloca alguma incerteza sobre o assunto, devido a fatores económicos. O próprio acrescenta ainda que “se continuarmos e fizermos o 4, faremos o 4 e o 5 juntos. O 2 e o 3 foram uma grande história conjunta. O 4 e o 5 são outra grande história".

Só há Avatar 4 e 5 se houver uma forma “barata” de os fazer

Os filmes de Avatar têm gerado receitas de bilheteira espantosas. O primeiro, que foi lançado em 2009, gerou 2,9 mil milhões de dólares em bilhetes. O segundo filme, lançado em 2022, baixou para os 2,3 mil milhões de dólares, o que mesmo assim continua a ser impressionante.

Quem parece não estar a seguir a mesma tendência é “Avatar: Fire and Ash”. O mais recente filme, após quatro semana, ronda os 1,2 mil milhões de dólares em bilheteira. É um valor muito alto, naturalmente, mas abaixo da média, face ao que os filmes de Avatar costumam gerar.

Supostamente, a ideia era que o quarto e o quinto filmes de Avatar fossem lançados em 2029 e 2031, respetivamente. As recentes declarações de James Cameron, a juntar à performance de vendas do bilhetes, colocam esse cenário em dúvida.

De qualquer das formas, uma coisa é certa: se houver novos filmes de Avatar, o orçamento vai ser bem mais baixo, o que pode ter impacto no resultado final. Em jeito de remate final, Cameron diz ainda que, se este for o fim de Avatar, “fixe” pelo próprio (via IGN).

“Avatar: Fire and Ash” está em exibição nos cinemas em Portugal. Em baixo, podes ver o trailer do filme.

XIAOMI TV F 65"
XIAOMI TV F 65"65 polegadas (165 cm), 4K UHD, Smart TV
389,00 €Amazon
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.