Satya Nadella, CEO da Microsoft, não é o mais acarinhado pelos fãs do Windows ou da Xbox, sem dúvida. Contudo, o líder da empresa de Redmond continua ciente que a sua ideologia é a mais benéfica possível, para a Microsoft.
E não é isso que está em causa, de todo. Com efeito, Satya Nadella foi questionado, numa conferência recente, sobre o abandono do mercado dos smartphones por parte da empresa. Bem, tal como havia dito antes, a decisão não foi simples.
Vê ainda: Android da Google.
Satya Nadella está a fazer um bom trabalho, para toda a Microsoft...
Afinal, como o próprio disse, o mercado está repleto de boas alternativas e a impossibilidade encontrada a acordo com os programadores de aplicações/jogos para o Windows Phone foi, em grande parte, o ponto-chave para o insucesso da plataforma.
Porém, o mais inédito é que Satya não fechou a porta do setor mobile para a Microsoft. De facto, o mesmo disse que a empresa está a trabalhar num sistema único, adaptável a todo o tipo de dispositivos. Provavelmente, referia-se ao iOS são incapazes de conseguir.
Mesmo com a queda do Windows 10 Mobile, a empresa reinventar-se-á!
O objetivo não é, portanto, um concorrente, mais um, aos dois únicos sistemas operativos móveis relevantes do mercado. O fim é encontrar uma forma de cativar, inicialmente, um nicho de mercado - ligado às empresas -, que queira usar o produto da Microsoft pelas semelhanças, e igualdades que detém para com o Windows que conhecemos atualmente.
Por último, de acordo com Nadella, esse será um sistema OneCore, único e inigualável, algo que há muito se vê a empresa de Redmond procurar e que, por ventura, não parece ser tão relevante para as suas duas concorrentes mais poderosas.
Assiste à conferência, no final do artigo.
Outros assuntos relevantes: