Samsung vence Apple na guerra dos smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O primeiro trimestre de 2023 colocou à prova todas as marcas de smartphones com a queda que registou.

Habitualmente, a Apple sente menos estas descidas de mercado, mas desta vez a Samsung conseguiu superar a sua rival mais direta e ganhou na guerra de vendas globais de terminais móveis.

Samsung regista aumento nas vendas de smartphones no primeiro trimestre de 2023

Imagem do Samsung Galaxy S23 Ultra
A série Galaxy S23 impulsionou as vendas de smartphones da Samsung Crédito@Samsung

O primeiro trimestre deste ano não foi um bom momento para o mercado de smartphones que continuou a registar uma tendência de queda. Todas as marcas do segmento foram afetadas à exceção da Samsung.

É essa a conclusão de um relatório agora divulgado pela empresa TrendForce que avança que a Samsung, no período referido, viu as suas vendas aumentarem devido ao lançamento da nova série de topo Galaxy S23.

De acordo com a TrendForce, a gigante sul-coreana vendeu 61,5 milhões de unidades no primeiro trimestre do ano, o que se traduz num aumento de 5,5% em relação ao trimestre anterior.

Já a rival Apple registou uma queda de 27,5% nas vendas globais face ao trimestre anterior, tendo vendido 53,3 milhões de unidades. Saliente-se que a série iPhone 14 representou 78% destas vendas. Por estes dados, percebe-se que a geração mais recente do smartphone icónico da Apple continua a ter sucesso entre os utilizadores.

Em linha com a tendência do mercado, a OPPO, Xiaomi e Vivo também registaram uma queda nas suas vendas globais. A OPPO, em conjunto com as suas submarcas Realme e OnePlus, venderam 26,8 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2023. Estes dados significam uma queda de 17% para a marca.

Por sua vez, a Xiaomi, também com as suas submarcas Redmi e POCO, vendeu 26,5 milhões de unidades, traduzindo-se numa queda de 27,4% relativamente ao trimestre anterior. Já a Vivo em conjunto com a iQOO vendeu cerca de 20 milhões de unidades, com uma queda de 14,2% face ao trimestre anterior.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o primeiro trimestre de 2023 foi o pior desde 2014 com o mercado de smartphones a registar vendas totais na ordem dos 250 milhões de unidades. Para efeitos de comparação, as vendas caíram 19,5%, refletindo o ambiente económico menos estável que se vive.

Mas há boas notícias. Espera-se que o atual trimestre corra melhor e que as vendas aumentem cerca de 5%, vendendo-se a nível global cerca de 260 unidades de terminais móveis.

No entanto, nem a Apple nem a Samsung devem contribuir, de forma significativa, para este crescimento. Tudo porque a gigante sul-coreana deve registar uma diminuição na procura de modelos da série Galaxy S23 enquanto a Apple deve também registar uma diminuição na procura de terminais iPhone 14. Os utilizadores estão já a preparar-se para receber o iPhone 15.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt