Samsung ultrapassa Apple no fabrico de processadores para smartphone!

Filipe Alves
Comentar

Só a Qualcomm e a MediaTek estão à frente da Samsung no que toca ao fabrico de processadores para smartphones. Segundo o relatório da Counterpoint Research, a Samsung conseguiu assegurar o terceiro lugar ao ultrapassar a Apple.

A Apple, por sua vez, saltou para o quarto lugar. Ainda assim, temos de ter em conta que a Apple apenas fabrica processadores para os seus iPhones, enquanto que a Samsung tem mais modelos e marcas a quem fornece os chips da Exynos.

Tabela de fabricante de processadores e cota de mercado

Fabricante Cota de mercado
Qualcomm 33.4%
MediaTek 24.6%
Samsung 14.1%
Apple 13.1%

Samsung ainda está longe da Qualcomm e MediaTek

A Samsung fabrica os seus processadores Exynos para muitos dos smartphones Samsung, mas não só. Temos smartphones da Vivo ou até Meizu com este tipos de Chips.

Ainda assim, está longe de ter o mercado da Qualcomm ou MediaTek. Os processadores da Qualcomm são os mais conceituados do mercado. Os topo de gama tem vindo a utilizar estes processadores ao longo dos anos.

Smartphones Samsung
Modelos S20 na Europa utilizam processadores Exynos

Já a MediaTek é mais conceituada para smartphones de gama de entrada e intermediários. Isto porque o preço dos processadores são seriamente mais baixos e fazem com que o smartphone consiga ter um preço mais apelativo.

A MediaTek, todavia, não tem a melhor reputação nas atualizações de software e a enorme quantidade de processadores de gama baixa e intermediários no mercado, também não são a melhor solução para resolver esse problema.

Por fim, a Huawei tem vindo a subir os seus "Kirin", porém, continuam sem conseguir alcançar um lugar no top 4 de fabricantes.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.