Ainda que haja muitas dúvidas sobre qual o processador que os modelos da série Galaxy S26 vão integrar, a Samsung não perdeu tempo e acaba de revelar o Exynos 2600.
O primeiro chip baseado no mais recente processo de 2 nm que vai levar os smartphones a novos patamares de desempenho e eficiência energética. Estas são as melhorias que o Exynos 2600 traz em cada função.
Desempenho, eficiência energética e gaming
O primeiro chip do mundo baseado em 2 nm tem uma CPU com 10 núcleos, com um principal, três direcionados para o alto desempenho e seis para a eficiência energética. Junte-se ainda a nova tecnologia Heat Path Block que tem como função gerir a temperatura dos terminais.
Avança a Samsung que o Exynos 2600 vai dar um salto no desempenho na ordem dos 39%, melhorando em simultâneo a eficiência energética dos smartphones. Infelizmente, a marca não divulga uma percentagem que explicite o aumento desta melhoria.
Espera-se então que os próximos smartphones Samsung equipados com este chip sejam capazes de lidar com as tarefas mais exigentes, tornem as apps mais rápidas e agilizem a multitarefa, sem que os terminais atinjam temperaturas capazes de “queimar” as mãos.
Por falar em tarefas exigentes, o Exynos 2600 integra a GPU Xclipse 960 que aumenta o desempenho de ray tracing de até 50%. Na prática, este chip tem o dobro da capacidade de computação do Exynos 2500. No papel, parece ser capaz de lidar com qualquer jogo, o que são boas notícias para os gamers.
Na tecnologia IA e para a fotografia
O Exynos 2600 também traz novidades para os recursos IA. Uma nova NPU vai permitir uma melhoria de 113% no desempenho de IA, face ao chip anterior. E mais, recursos de segurança de virtualização e encriptação híbrida estão também incluídos para proteger a privacidade do utilizador.
O novo chip baseado em 2 nm melhorou também a área de processamento de imagens, o que vai agradar aos adeptos de fotografia. O Exynos 2600 suporta sensores com uma resolução de até 320 megapixéis, além de introduzir o recurso de redução de ruído, baseado em machine learning. De acordo com a Samsung, este recurso vai melhorar a qualidade dos vídeos gravados em fracas condições de luminosidade.
O chip Exynos 2600 chega assim como o primeiro do mundo baseado em 2 nm. A Apple deve apresentar o seu A20, baseado no mesmo processo, só no próximo mês de setembro. Já a Qualcomm irá também entrar nesta arena com o seu Snapdragon 8 Gen 6 a chegar pela mesma altura do chip da Apple.
