Samsung toma decisão controversa para os Galaxy S21

Rui Bacelar
Comentar

Os smartphones da gama Samsung Galaxy S21 deverão ser apresentados no primeiro trimestre de 2021, significando isto que atualmente estão já praticamente concebidos. Mas, estará a marca mais preocupada em aumentar as margens de lucro?

Ao passo que atualmente a Samsung SDI é a responsável pelas baterias que encontramos nos smartphones Samsung de gama alta, é prática comum usar diversos fornecedores para acatar as necessidades de produção, mesmo que isso implique "ir à concorrência".

Os Samsung Galaxy S21 terão baterias da China

Samsung Bateria

Segundo a publicação sul-coreana thelec.kr, citada pela Sammobile, a Samsung está à procura de fornecedores chineses para as baterias que integrarão a próxima geração com os Galaxy S21, Galaxy S21+ e Galaxy S21 Ultra.

A Amperex terá sido a fabricante chinesa escolhida para o efeito, não sendo a primeira vez que a Samsung recorre aos seus produtos. Com efeito, as baterias dos smartphones Galaxy A e Galaxy M, de entrada e gama média, tinham essa proveniência.

Mais ainda, a Amperex também equipou alguns lotes da gama Galaxy S9. Note-se que a Amperex é tida em alta consideração no mercado onde opera, destacando-se na produção de baterias para dispositivos móveis e formatos reduzidos.

A potencial controvérsia reside na motivação da Samsung

O mais provável é estarmos perante uma medida de contenção de custos e maximização das margens de lucro por parte da Samsung, antecipando já o lançamento dos Galaxy S21. Ao mesmo tempo, descarta-se um aumento da capacidade das baterias que integram os atuais topos de gama, os Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra com 4000, 4500 e 4800 mAh, respetivamente.

Isto significa que a próxima geração de smartphones Samsung terá a mesma capacidade de baterias, o que não significa a ausência de melhorias na autonomia. Ainda assim, as reações à decisão acabaram por irritar alguns fãs da sul-coreana.

A utilização das baterias da Amperex já foi confirmada através das certificações do produto. Note-se ainda que a Samsung utilizará também outros fornecedores para equipar a próxima geração de smartphones Galaxy S21.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.