Samsung toma decisão controversa para os Galaxy S21

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones da gama Samsung Galaxy S21 deverão ser apresentados no primeiro trimestre de 2021, significando isto que atualmente estão já praticamente concebidos. Mas, estará a marca mais preocupada em aumentar as margens de lucro?

Ao passo que atualmente a Samsung SDI é a responsável pelas baterias que encontramos nos smartphones Samsung de gama alta, é prática comum usar diversos fornecedores para acatar as necessidades de produção, mesmo que isso implique "ir à concorrência".

Os Samsung Galaxy S21 terão baterias da China

Segundo a publicação sul-coreana thelec.kr, citada pela Sammobile, a Samsung está à procura de fornecedores chineses para as baterias que integrarão a próxima geração com os Galaxy S21, Galaxy S21+ e Galaxy S21 Ultra.

A Amperex terá sido a fabricante chinesa escolhida para o efeito, não sendo a primeira vez que a Samsung recorre aos seus produtos. Com efeito, as baterias dos smartphones Galaxy A e Galaxy M, de entrada e gama média, tinham essa proveniência.

Mais ainda, a Amperex também equipou alguns lotes da gama Galaxy S9. Note-se que a Amperex é tida em alta consideração no mercado onde opera, destacando-se na produção de baterias para dispositivos móveis e formatos reduzidos.

A potencial controvérsia reside na motivação da Samsung

O mais provável é estarmos perante uma medida de contenção de custos e maximização das margens de lucro por parte da Samsung, antecipando já o lançamento dos Galaxy S21. Ao mesmo tempo, descarta-se um aumento da capacidade das baterias que integram os atuais topos de gama, os Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra com 4000, 4500 e 4800 mAh, respetivamente.

Isto significa que a próxima geração de smartphones Samsung terá a mesma capacidade de baterias, o que não significa a ausência de melhorias na autonomia. Ainda assim, as reações à decisão acabaram por irritar alguns fãs da sul-coreana.

A utilização das baterias da Amperex já foi confirmada através das certificações do produto. Note-se ainda que a Samsung utilizará também outros fornecedores para equipar a próxima geração de smartphones Galaxy S21.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S21 não terá a característica mais desejada. Mas há boas notícias
  • Files do Google recebe uma novidade na forma como vês vídeos na aplicação
  • Usas o Google Docs? Vais adorar a nova característica nos documentos
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.