Samsung tem uma ideia revolucionária para esconder a câmara frontal

Carlos Oliveira
Comentar

O mercado está focado em embutir a câmara frontal de qualquer smartphone no seu ecrã. Contudo, essa tecnologia ainda não oferece as garantias desejadas e isso reflete-se na procura de soluções alternativas.

Através da mais recente patente submetida pela Samsung ficamos a conhecer mais uma alternativa a essa desejada tecnologia. Aquilo que a sul-coreana idealiza com este documento é esconder a câmara frontal dos seus smartphones.

Samsung patente
Créditos: LetsGoDigital

Câmara frontal que se esconde por trás do ecrã é a ideia da Samsung

Inicialmente podemos olhar para esta filosofia como uma câmara frontal embutida no ecrã do smartphone. Na prática, isso permite que o tal componente fique escondido do olhar do utilizador, mas continua lá presente para desempenhar as suas funções.

Contudo, a patente que a Samsung submeteu junto da WIPO traz uma variação dessa ideia. Aquilo que a tecnológica sul-coreana idealizou implica a utilização de um ecrã secundário para esconder a câmara frontal do smartphone.

Diretamente por cima da câmara frontal do equipamento estará uma porção de ecrã transparente, eliminado assim o entrave que este colocaria à boa qualidade das imagens capturadas com essa câmara. Mas quando esse componente não estiver em uso, um ecrã secundário sobrepõe-se para que a câmara permaneça oculta.

Sempre que o utilizador pretender tirar uma selfie ou fazer uma videochamada, esse ecrã secundário retrai-se para que a câmara possa funcionar em pleno. Uma filosofia que, de certo modo, foi ainda inspirada nas câmaras pop-up que popularizaram o mercado recentemente.

Samsung Galaxy S22 poderá usar esta tecnologia

Ao que a LetsGoDigital conseguiu apurar., esta tecnologia será aplicada num dos próximos topos de gama da Samsung. Com o lançamento do Galaxy S21 já muito perto, e sem qualquer referência a esse mecanismo, dificilmente o veremos nesta família.

Assim sendo, os Samsung Galaxy S22 - que serão revelados em 2022 - poderão estrear esta tecnologia. Isto aplicar-se-ia caso a sul-coreana não esteja em condições de embutir a câmara frontal no ecrã desses dispositivos com os desejados padrões de qualidade.

Certamente que esta última tecnologia será o foco inicial da Samsung no desenvolvimento dos seus próximos topos de gama. Caso isso não seja novamente alcançado, então aquilo que esta patente agora nos revela poderá ser uma alternativa interessante.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.