Samsung poderá utilizar tecnologia da HTC em futuros smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Olhando para o mercado de smartphones de hoje em dia vemos a Samsung e a HTC em posições bem distintas. Ao passo que a primeira é líder mundial, a segunda já praticamente não tem expressão. Ainda assim, há algo que as poderá aproximar um pouco mais.

A HTC foi outrora uma das principais marcas do mercado de tecnologia móvel. No entanto, a empresa de Taiwan não foi capaz de acompanhar o evoluir dos tempos e a sua influência no mercado é, hoje em dia, praticamente nula.

Vê ainda: Samsung Galaxy Note 9, o melhor amigo do Huawei Mate 20 Pro?

Ainda assim, a HTC apresentou-nos há uns anos uma nova forma de interagir com os nossos smartphones. A tecnologia Edge Sense permite-nos desencadear diferentes ações consoante o nível de pressão aplicada na lateral do equipamento. Uma tecnologia que passou a ser também adotada nos Google Pixel.

Agora, também a gigante sul-coreana poderá abordar o mesmo conceito. Uma patente preenchida pela Samsung, agora descoberta, remete-nos para uma nova tecnologia de medição de pressão no ecrã dos seus smartphones.

Samsung poderá adotar algo semelhante à HTC Edge Sense nos seus smartphones

Embora tenha sido apenas tornada pública hoje, esta patente foi submetida em abril de 2017. De acordo com a mesma, a Samsung poderá implementar novos botões virtuais com sensores de pressão.

Este tipo de tecnologia não é totalmente novo nos smartphones da sul-coreana. Tanto os Galaxy S8 como os Galaxy S9 possuem botões home do género. Todavia, esta nova patente levará a mesma abordagem para um novo patamar.

Por conseguinte, esta poderá, em último caso, vir a substituir os botões físicos seletores de volume ou mesmo o botão power. Em contrapartida, estas funções passariam para o ecrã, onde diferentes níveis de pressão desencadearão diferentes tipos de ações.

Por exemplo, um certo nível de pressão irá desligar apenas o ecrã do teu smartphone. Uma pressão um pouco mais acentuada poderá fazer o equipamento desligar ou simplesmente entrar em modo de emergência.

O leque de aplicações desta tecnologia poderá ser bem mais alargado do que o da HTC. Isto porque a tecnologia patenteada pela Samsung coloca estes medidores de pressão diretamente nas laterais curvas dos seus ecrãs.

No entanto, tal como sempre o referimos, a submissão de uma patente não significa que a mesma venha a ser aplicada na vida real. Resta-nos esperar para perceber se esta será incorporada em futuros smartphones e principalmente de que forma.

Editores 4gnews recomendam:

Qualcomm Snapdragon 8150: Eis os primeiros testes de benchmark

OnePlus 6 já está a receber a OxygenOS 9.0.2 com boas novidades!

3 Gadgets para Android que te vão tornar no Rei do Fortnite

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.