Depois de ter banido a série de smartphones Galaxy S22, chegou a vez de a mais recente linha de tablets Galaxy Tab S8 ter sido eliminada da conhecida plataforma Geekbench.
Na origem da decisão está a polémica limitação deliberada de desempenho dos equipamentos para evitar problemas de sobreaquecimento.
Recurso GOS nas séries Galaxy Tab S8 e Galaxy S22 é desativado ao iniciar testes de benchmarking
A Geekbench acaba de tomar mais uma decisão radical ao banir a nova série de tablets Samsung Galaxy Tab S8 da sua plataforma. Na origem da ação drástica está a mesma razão que levou a conhecida plataforma a retirar a linha de smartphones Galaxy S22: a polémica com a limitação deliberada do desempenho dos equipamentos para evitar problemas de sobreaquecimento.
Os equipamentos agora banidos são o Galaxy Tab S8, Galaxy Tab S8+ e o Galaxy Tab S8 Ultra. Também a nova linha de tablets está equipada com o recurso Game Optimizing Service que se encontra no centro de toda a polémica, por reduzir, de forma artificial, o desempenho das aplicações.
Mas a plataforma Geekbench toma esta decisão pelo facto de o recurso GOS ser desativado sempre que uma ferramenta de benchmarking é ativada. Como resultado, o processador funciona com a sua potência máxima, mas não permite ver o seu desempenho em ambiente real.
De acordo com as informações divulgadas, com a funcionalidade GOS desativada, os processadores destes equipamentos Samsung registam um aumento de 24% no seu desempenho em single core e cerca de 11% em modo com vários núcleos.
E agora a plataforma Geekbench, depois de ter banido a série de smartphones Galaxy S22, retirou também a mais recente linha de tablets de topo da Samsung.
Samsung disponibiliza atualização para solucionar problema, mas apenas na Coreia do Sul
Entretanto, a Samsung já lançou uma atualização que promete resolver exatamente o problema de limitação de desempenho e, consequentemente, a funcionalidade GOS. No entanto, esta atualização para já apenas está disponível na Coreia do Sul e para unidades da série Galaxy S22.
Sobre a disponibilização da atualização para outros equipamentos e, sobretudo, restantes regiões do mundo, a Samsung não avançou qualquer tipo de informação.
De acordo com o changelog da nova atualização, esta chega para eliminar os limites de desempenho da GPU/CPU, mas também regula a temperatura interna do dispositivo. Por outro lado, disponibiliza também um modo de gestão de desempenho de jogo atualizado no Game Booster.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung vendeu mais smartphones com ecrã LCD que AMOLED
- Samsung Galaxy A33: a novidade 5G que vai chegar com um preço bastante acessível
- Samsung Galaxy Watch 5 terá uma novidade muito desejada