Samsung surpreenderá os utilizadores com a One UI 4.0 baseada no Android 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A One UI é a interface de utilizador (UI) lançada pela Samsung a 24 de dezembro de 2018 com o intuito de substituir a TouchWiz, recebendo desde então diversas atualizações. A sua receção pelos utilizadores foi positiva e as novidades continuam a chegar.

Com efeito, a One UI traria mais atualizações aos diversos smartphones Samsung que, desde a sua introdução, ampliaram o período de suporte fornecido à maioria dos modelos com até três anos de atualizações de segurança. Uma mudança muito bem-vinda.

A One UI veio lavar a imagem da Samsung

A surpresa primaz residiu na forma como a empresa, até então deficitária no quesito das atualizações, começou a atualizar de forma rápida e periódica diversos modelos com os patches de segurança. Foi este o primeiro indício de que algo de muito positivo estava a ser implementado pela Samsung nos bastidores.

Há, contudo, muita margem de melhoria até que todos os modelos, sejam topos de gama ou produtos baratos, de entrada, tenham o mesmo número de atualizações e suporte alargado. Tome-se o exemplo do Galaxy S20 que tardou em receber o Android 11.

De qualquer modo, é certo que a Samsung está no bom caminho e podemos estar já prestes a receber uma ótima surpresas. Será, para os utilizadores de smartphones Samsung Galaxy, uma benesse a chegar possivelmente nos próximos meses.

Segundo várias fontes habituais como o perfil de Twitter @IceUniverse, muito em breve podemos ficar a conhecer a próxima grande versão desta interface. Apelidada de Samsung One UI 4.0, esta será baseada no novo Android 12 da Google.

A Samsung pode saltar para a One UI 4.0 baseada no Android 12

O leaker Ice Universe sugere mudanças na calendarização e nomenclatura das atualizações desta interface. Até ao momento a Samsung seguiu um formato e calendário bastante consistente em que cada nova geração de smartphones Galaxy S trazia uma versão incremental (X.1) da UI, por norma no primeiro trimestre de cada ano.

Em seguida, os produtos da linha Galaxy Note ou Fold, a chegar entre o segundo a terceiro trimestre, elevavam o número da One UI para X.5. Para este ano seria de esperar uma continuação da tendência assim que os Galaxy Z Fold 3 e Flip 3 fossem apresentados, seguindo a lógica, com a One 3.5. Contudo, tal pode não acontecer se a informação avançada pelo leaker estiver correta.

Segundo o responsável pelo perfil de Twitter @Ice Universe, os Galaxy Z Fold 3 chegarão com a One UI 3.1.1. Este pequeno incremento no número da versão sugere que as novidades serão diminutas, possivelmente com algumas melhorias na UI.

A "surpresa" resido na próxima versão, a Samsung One UI 4.0

Os rumores sugerem assim que a Samsung prepara já a One UI 4.0 baseada no Android 12. Esta tese é também avançada pelo leaker Max Winebach, outra fonte habitual e com bom histórico de fiabilidade, que aponta esta UI para os Galaxy S21.

A ser verdade, a atual geração de topos de gama - Galaxy S21 - pode estar entre as primeiras em todo o mercado Android a receber esta versão do sistema operativo. Recorde-se que a Google só o deverá disponibilizar publicamente em finais de agosto.

Até lá, a fabricante sul-coreana terá ainda tempo para aperfeiçoar esta atualização. Ainda que tal não passe de uma hipótese, uma vez que esta informação não foi confirmada pela Samsung, seria bastante positivo para os utilizadores da marca.

O início precoce do trabalho nesta versão da interface - a One UI 4.0 - significaria que a mesma poderia chegar mais cedo aos utilizadores. Assim o esperamos.

Por fim, numa nota pessoal, interpretem estas informações com um grão de sal, carecendo as mesmas de confirmação por parte da empresa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram já te deixa publicar a partir do computador. Sabe como
  • Windows 11: estes são os requisitos mínimos para a atualização da Microsoft
  • OLED: este será o denominador comum para os smartphones em 2022
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.