Samsung surpreende com patente de smartphone rolável e ambientalista

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que a Samsung continue a focar-se nas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e no desenvolvimento de smartphones dobráveis, a gigante sul-coreana também parece ter planos um pouco diferentes: um smartphone de ecrã expansível com sensor de qualidade do ar.

Recentemente, foi confirmado que a Samsung obteve uma patente para um telemóvel "rolável", que se expande a partir do deslizamento do seu ecrã. Além disso, o dispositivo inclui um sensor de qualidade do ar, uma funcionalidade inovadora e talvez já necessária para algumas grandes cidades.

Samsung pode estar a iniciar uma era de smartphones com preocupação ecológica

Samsung rolável

De acordo com a página chinesa Giz China, a informação sobre a nova patente da Samsung chegou através do leaker @xleaks7, na rede social X. As imagens da patente mostram um telemóvel "scroll", "rolável", com um design que integra uma caixa deslizante capaz de ampliar o ecrã do equipamento.

O documento revela também que a marca está preocupada em abordar a crescente poluição atmosférica e a necessidade de monitorização da qualidade do ar. O novo aparelho da Samsung deve contar com um sensor de qualidade do ar, algo inédito para um smartphone.

Segundo o site chinês, o design foi pensado para que o novo sensor não comprometa o tamanho compacto do telemóvel ou mesmo a sua capacidade de expandir. Em comparação com os maiores e mais caros equipamentos de deteção de qualidade do ar, o novo smartphone deve representar um grande avanço em termos de preço e conveniência.

Samsung rolável
Imagem: PigTou / @xleaks7

A patente ainda detalha que ductos de fluxo de ar integrados, mecanismos inteligentes de abertura e fechamento, velocidade de resposta mais rápida do sensor e mecanismo de prevenção de contaminação do sensor garantem a precisão, a confiabilidade e o desempenho da medição da qualidade do ar.

Com o aumento dos problemas de poluição do ar, como as perigosas partículas PM 2,5, a monitorização da qualidade do ar deve ser uma funcionalidade bem recebida e ainda representa um passo na indústria de telemóveis rumo a uma consciência ecológica.

Conceito "rolável" tem ganho espaço na indústria

Embora ainda não tenhamos nenhum smartphone rolável no mercado, o conceito tem ganho espaço e atenção na indústria. No final de fevereiro, a Tecno apresentou no Mobile World Congress o Phantom Ultimate um smartphone que demonstrou como este conceito pode funcionar na prática para os utilizadores.

Com a ativação de apenas um botão, o smartphone estende seu ecrã de 6,55 polegadas para 7,11 polegadas em apenas 1,3 segundo. Até ao momento, o Phantom Ultimate é um conceito e ainda não tem data de lançamento prevista.

E parece que a Tecno terá uma concorrência pesada se a Samsung levar adiante o seu novo modelo scroll.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.