Com o lançamento um novo iPhone, a Apple tem por hábito ser líder no último trimestre do ano. Mas agora que 2024 está a 'plenos pulmões', a Samsung recuperou o seu lugar como líder do mercado europeu de smartphones no 1.º trimestre de 2024.
Segundo os números mais recentes da Counterpoint Research, a empresa sul-coreana registou um aumento de 7% nos envios face ao mesmo período do ano anterior. Quanto à Apple, sofreu uma ligeira queda de 1%.
Galaxy S24 em destaque na recuperação da Samsung
O regresso da Samsung ao topo foi impulsionado pelo sucesso da série Galaxy S24. Estes smartphones tiveram como destaque a inteligência artificial, que parece ter sido bem recebida pelos consumidores. A empresa também lançou os novos smartphones A35 e A55 no final do trimestre. Mas esses só deverão destacar-se no 2.º trimestre.
A Apple, por outro lado, viu as vendas do iPhone 15 diminuírem devido à sazonalidade. Não existe previsão de lançamento de um iPhone SE em 2024. Por isso, a empresa espera que os envios continuem a cair até a chegada do iPhone 16 em setembro.
Honor é a surpresa no top 5. Oppo de saída
Para além da Samsung e da Apple, são as marcas chinesas a estar em destaque. A Xiaomi registou um crescimento de 11% nos envios, enquanto a Realme aumentou 59%. A Honor é quem tem o crescimento mais significativo, com um aumento de 67%. Esta ultrapassou mesmo a Oppo e assumiu a quinta posição na Europa pela primeira vez.
A Counterpoint afirma que o mercado europeu de smartphones ainda se encontra bem abaixo dos níveis pré-pandemia. A recuperação ainda é frágil e o caminho para o regresso aos níveis de 2019 poderá ser longo.