Samsung está a fazer sucesso na produção de chips e Processadores

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Tempo de leitura: 2 min.

Todos conhecemos a Samsung pelos sucessos dos seus smartphones e claro alguns outros equipamentos electrónicos que temos nas nossas casa, desde o mais comum micro-ondas à nossa smartTV. Contudo, a empresa gigante sul-coreana é ainda mais do que isso.

Esta sexta-feira, de acordo com a agência Reuters, a empresa comunicou um movimento já especulado no mundo financeiro e empresarial: a criação de uma nova divisão para produção de processadores e outros chips para outras empresas como a Qualcomm Inc e a Nvidia Corp. Aliás, a Samsung produz os Snapdragon 835 para a Qualcomm e não admira que queria reforçar este seu segmento de produção de chips e processadores.

A nova aposta da Samsung

Não é propriamente uma novidade ou segredo o fato da Samsung fabricar vários chips para estas empresas, mas a novidade aqui é que esta empresa vai se tornar mais autónoma da divisão global de Semicondutores, criando uma distância propositada entre esta nova e as suas restante divisões.

Com isto, a Samsung espera criar uma relação de maior confiança com os seus clientes, maior parte deles rivais da própria Samsung, especialmente a nível mobile. Ou seja, este distanciamento da submarca de semicondutores vem providenciar maior confidencialidade entre a produtora de chips para terceiros e a produtora interna de chips, entre os quais os Exynos.

A previsão de alguns analistas de mercado assim como a decisão oficial da Samsung, vêm da crescente demanda por este tipo de produtos. No ano passado, a empresa analista IHS estima que a produção da divisão de chips tenha crescido por uns incríveis 86% para um total de 4,7 mil milhões de dólares.

Apesar do alto valor de crescimento e valor líquido gerado, esta ainda não está perto de ser uma das divisões mais rentáveis da gigante sul-coreana. Contudo, o rápido crescimentos e expansão dos equipamentos móveis tem justificado cada mais o investimento neste tipo de produção.

Esta subdivisão ficará na mesma aos comandos de Kim Ki-nam, o presidente da divisão de Semicondutores da marca, assumindo uma posição mais directa e dinâmica na relação com os seus clientes.

Outros assuntos relevantes:

Análise / Review: Samsung Galaxy S8 | Galaxy S8+

Motorola Moto X (2017) vê os seus segredos serem revelados em novo vídeo

Galaxy S8: carregamento rápido só funciona com o ecrã desligado