Samsung terá smartphones económicos com sensor biométrico no ecrã

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A atual líder de mercado de dispositivos móveis, a fabricante sul-coreana mais conhecida por Samsung poderá surpreender-nos em 2019. Não só pelo seu smartphone dobrável bem como os seus smartphones Android de gama média - aqui graças à Qualcomm.

Ambas as empresas contam com um histórico de parcerias e colaborações de longa data, algo que poderá beneficiar o consumidor em 2019. Sobretudo quem procurar um smartphone ou smartphones Android mais acessíveis, sim, os equipamentos de gama média.

Vê ainda: Samsung revela pela primeira vez o seu smartphone dobrável

Em primeiro lugar, esta é a inclinação dos rumores e fugas de informação mais recentes, oriundas da Coreia do Sul. Nesse sentido estas fontes asiáticas apontam a colaboração entre a Samsung e a Qualcomm para o desenvolvimento de soluções mais baratas.

Em segundo lugar, neste momento uma das tendências mais fortes do mercado de dispositivos móveis encontra-se na ponta do teu dedo. Sim, o desenvolvimento de leitores de impressões digitais ou sensores biométricos que possam ser alojados no ecrã.

Smartphones Android de gama média da Samsung podem receber este trunfo em 2019

Algo que já temos no OnePlus 6T, entre outros. Todavia, é para já uma característica exclusiva dos smartphones Android topo de gama - para já! Note-se que tal como o agora banal leitor de impressões digitais (na traseira ou botão "Home") começou por ser um trunfo exclusivo, agora a tecnologia generalizou-se. Isto devido ao desenvolvimento de processos e alternativas económicas que ajudaram a diminuir o seu custo. Em suma, o mesmo acontecerá mais cedo ou mais tarde com os leitores embutidos no ecrã.

Em terceiro lugar importa citar que neste momento as fabricantes de leitores biométricos que podem ser embutidos no ecrã são praticamente duas. De um lado temos a norte-americana Qualcomm e do outro uma das empresas da chinesa Goodix.

Vários Samsung Galaxy com o leitor de impressões digitais no ecrã?

Em suma, à medida que ambas as fabriantes se apercebem da crescente importância desta tecnologia gerou-se uma "corrida" pela diminuição do seu custo. Nesse sentido, vemos agora a Qualcomm a negociar com a Samsung o fornecimento de largas quantidades deste sensor.

Todavia cumpre mencionar que para já são rumores, não foi um "negócio" confirmado por nenhuma das partes. Ainda assim, é perfeitamente normal que eventualmente abundem smartphones Android com esta tão procurada característica.

Os próximos Samsung Galaxy deverão incorporar esta característica

Abonando esta tese pesa o facto de a Samsung estar a abandonar gradualmente o scanner ou leitor de íris. Algo que marcou as gerações anteriores dos seus topos de gama mas que, a pouco e pouco, se revelou pouco seguro ou fácil de utilizar em certos cenários.

Por conseguinte, acolhemos com bastante naturalidade a hipótese de em 2019 vermos os primeiros Samsung Galaxy de gama média com este trunfo. Certo é que a celeridade com que esta tecnologia se estará a generalizar é surpreendente. Todavia, tendo em conta o poderio da Samsung tal é perfeitamente plausível.

Em suma, depois de a Synaptics, sabíamos que era uma questão de tempo. Nesse momento fora lançada uma nova corrida e afinal de contas, a Samsung é a atual líder.

Perante todo este enquadramento podemos avançar que a Qualcomm deverá trabalhar com a Samsung para os novos Samsung Galaxy. Já por outro lado a Goodix deverá estreitar laços com as diversas fabricantes de smartphones Android sediadas na China.

Certo é que os dias áureos do leitor / scanner de íris chegaram ao fim e agora todos querem o leitor biométrico no ecrã.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung quer equipar os seus gama média com tecnologia da Qualcomm

Vídeo mostra-nos smartphone da Samsung ‘concha’ com dois ecrãs

Aproveita uma box Android TV e uma Soundbar por 90€ no total

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.