Samsung patenteia smartphone com ecrã que se estende para a sua traseira

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones dobráveis parecem ser a mais recente moda do mercado, mas empresas como a Samsung olham para outro futuro. Neste caso, a gigante sul-coreana recebeu a aprovação para uma patente de um smartphone com um ecrã que se estende para a traseira do equipamento.

Segundo o que podemos ver na publicação LetsGoDigital, este ecrã irá estender-se para a parte superior do smartphone, terminando apenas na sua traseira. Assim sendo, a parte frontal, superior e traseira do equipamento serão ecrã.

Certamente que fará deste equipamento mais frágil, mas as suas aplicações podem até ser bem interessantes. Com recurso ao ecrã traseiro, poderás ficar a saber instantaneamente como irá ficar uma fotografia. Seja uma selfie ou uma foto tirada a um amigo teu.

Samsung poderá criar um smartphone com três ecrãs que se unem num só

Outra aplicação descrita na patente é a tradução instantânea de conversas com estrangeiros. Ou seja, cada um dos intervenientes irá ficar a saber, no momento, aquilo que o outro está a dizer numa língua diferente. Naturalmente que este tipo de funcionalidade irá requerer ainda o uso de uma aplicação própria para o efeito.

Já a parte superior de ecrã deste irreverente smartphone poderá ser usado para visualização de notificações, mensagens e outros. Imagina o que seria veres o que acabaste de receber sem teres de tirar o smartphone do bolso. Tal poderia ser possível com o ecrã na superior deste equipamento.

A patente submetida pela Samsung descrimina ainda a forma como seria ativado o ecrã traseiro do smartphone. Com efeito, bastaria arrastar a mão da parte frontal para a traseira, passando pela parte superior. É ainda descrito que este processo poderia ser realizado com recurso à S Pen, embora não vejamos qualquer orifício no equipamento para a guardar.

Mas onde seria colocada a câmara principal do equipamento?

De facto, esta é uma das principais interrogações que surge depois de analisada esta patente. Uma vez que o ecrã traseiro ocupa 3/4 da parte estrutura do smartphone, onde seria alocada a sua câmara?

A abordagem que mais consenso reúne seria algo semelhante ao que é feito no Galaxy S10. Ou seja, um ecrã Infinity-O na parte traseira do equipamento. É ainda descrita a possibilidade de a lente ser alocada entre os dois ecrãs, mas aqui teríamos uma abordagem ainda menos elegante.

Tudo isto é ainda uma patente, sem que nada nos garanta que algum dia se transforme num produto real. Ainda assim temos aqui algumas boas ideias que poderia fazer furor no mercado, mas teriam de ser bem desenvolvidas em termos de engenharia.

Editores 4gnews recomendam:

  • CEO da OnePlus apanhado a tomar o pequeno almoço com o seu OnePlus 7 Pro
  • Realme mostra-nos um smartphone que vai dar que falar (vídeo)
  • Google Play Store: 13 aplicações PREMIUM que estão agora Grátis! Aproveita!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.