Samsung patenteia smartphone com ecrã deslizante: conhece o conceito

Bruno Coelho
Comentar

Depois de lançar o seu primeiro smartphone dobrável no mercado – o Galaxy Fold – a Samsung continua a trabalhar em conceitos de ecrãs flexíveis, como revela a mais recente patente.

Esta patente revela um dispositivo com um ecrã deslizante capaz de esconder a margem superior. Trata-se de um dispositivo com um ecrã flexível ligado a um mecanismo que permite com que este deslize para cima e para baixo.

samsung patente
Ecrã desliza para esconder ou fazer aparecer a margem superior

Por esse motivo acaba por esconder ou mostrar aquilo que se encontra por cima do ecrã. Tal pode ser a câmara frontal, o auscultador para chamadas, ou mesmo sensores ali posicionados.

Esta não é a primeira vez que vemos um smartphone com ecrã deslizante. O Mi Mix 3 trazia esse mesmo conceito. No entanto, a implementação da Samsung é diferente do mecanismo que fazia deslizar completamente o ecrã do dispositivo da Xiaomi.

samsung patente
Atender ou desligar uma chamada ficaria ao alcance de um deslize

Movimento deslizante pode ser usado para atender chamadas ou ativar a câmara frontal

A ideia é que quando recebes uma chamada, deslizes o ecrã para baixo para a atenderes. Deslizar em sentido contrário vai terminar essa mesma chamada. A mesma ação terá de ser executada caso o utilizador pretenda ativar a câmara frontal.

A utilidade deste tipo de conceito é discutível, e é completamente incerto se algum dia verá a luz do dia. Este é o tipo de tecnologia que a Samsung pode testar na sua linha A, mas que dificilmente terá uma grande aceitação por parte do público.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.