Samsung patenteia smartphone com ecrã deslizante: conhece o conceito

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de lançar o seu primeiro smartphone dobrável no mercado – o Galaxy Fold – a Samsung continua a trabalhar em conceitos de ecrãs flexíveis, como revela a mais recente patente.

Esta patente revela um dispositivo com um ecrã deslizante capaz de esconder a margem superior. Trata-se de um dispositivo com um ecrã flexível ligado a um mecanismo que permite com que este deslize para cima e para baixo.

Por esse motivo acaba por esconder ou mostrar aquilo que se encontra por cima do ecrã. Tal pode ser a câmara frontal, o auscultador para chamadas, ou mesmo sensores ali posicionados.

Esta não é a primeira vez que vemos um smartphone com ecrã deslizante. O Mi Mix 3 trazia esse mesmo conceito. No entanto, a implementação da Samsung é diferente do mecanismo que fazia deslizar completamente o ecrã do dispositivo da Xiaomi.

Movimento deslizante pode ser usado para atender chamadas ou ativar a câmara frontal

A ideia é que quando recebes uma chamada, deslizes o ecrã para baixo para a atenderes. Deslizar em sentido contrário vai terminar essa mesma chamada. A mesma ação terá de ser executada caso o utilizador pretenda ativar a câmara frontal.

A utilidade deste tipo de conceito é discutível, e é completamente incerto se algum dia verá a luz do dia. Este é o tipo de tecnologia que a Samsung pode testar na sua linha A, mas que dificilmente terá uma grande aceitação por parte do público.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung poderá 'juntar-se' à Xiaomi e começar a apresentar publicidade nos smartphones
  • Samsung Galaxy S11 pode ter sensor molecular: conhece os detalhes
  • Samsung Galaxy Fold: vídeo mostra queda “mortal” do smartphone dobrável
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.