Samsung e a saga do smartphone dobrável para o MWC 2019 - [opinião]

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Apple ter traçado este novo rumo / tendência de mercado.

Vê ainda: Redmi S2 – sem mais segredos, eis o que esperar do novo Xiaomi

Já no lado da Samsung temos o Ecrã Infinito, o nome dado pela fabricante sul-coreana à sua tecnologia de ecrãs AMOLED com margens ínfimas (muito reduzidas). O Infinity Display que caracteriza os seus novos aqui consultado, sendo claras as referências ao desenvolvimento de novos ecrãs, dobráveis.

Smartphone dobrável da Samsung chega em 2019?

A prossecução do smartphone dobrável seria novamente frisada por DJ Koh, CEO da divisão de dispositivos móveis (smartphones, tablets, gadgets) da Samsung. Durante uma entrevista cedida durante o MWC 2018, Koh confirmou que a Samsung estava a desenvolver aquilo que pode ser descrito como um smartphone dobrável. Já por outro lado, segundo o portal Sammobile, o Samsung Galaxy S10 será efetivamente apresentado mais cedo em 2019.

Segundo os novos rumores, o Samsung Galaxy S10 chegará em janeiro de 2019 durante o congresso CES Las Vegas 2019. Caso tal suceda, teríamos assim cerca de dois meses de intervalo. Isto entre a apresentação do S10 e do novo smartphone dobrável da Samsung.

O smartphone dobrável faz parte dos planos da Samsung

O maior anúncio da marca seria sem dúvida este smartphone dobrável. Sendo o MWC 2019 (Mobile World Congress) o palco escolhido. Este que é o maior congresso mundial de tecnologia realiza-se anualmente em Barcelona. Tradicionalmente serve de palco para a apresentação dos novos topos de gama da linha "S", nos eventos "Unpacked" da Samsung.

Já por outro lado, o CEO da Samsung frisou também que a fabricante sul-coreana não tem pressa em lançar o smartphone. Nas suas palavras - "Será lançado apenas e somente quando estiver perfeito. Quando o consumidor puder usufruir de um produto sem falhas ou compromissos".

Esta que é a maior fabricante mundial de smartphones já estará a desenvolver os ecrãs dobráveis e demais componentes dúcteis desde 2014. Caso a marca esteja finalmente pronta para trazer o seu smartphone dobrável no MWC 2019 será sem dúvida um marca histórico para todo o mercado de smartphones.

MWC 2019 pode ser o "palco" perfeito para este smartphone dobrável

A sugestão do lançamento do smartphone dobrável no MWC 2019 foi avançado pelo jornal coreano "The Bell". Publicação que através das suas fontes próximas da indústria avança esta possibilidade.

Afirma ainda que a Samsung começará a receber todos os componentes necessários para o smartphone dobrável a partir de novembro deste ano. Desta forma a calendarização acabaria por bater certo. Teríamos aqui cerca de 5 meses para aperfeiçoar todos os aspectos da montagem deste novo smartphone.

O MWC 2019 - realiza-se entre os dias 25 e 28 de fevereiro de 2019

Paralelamente podemos avançar que a Samsung mudou recentemente o nome de código (codename) deste produto de Valley para Winner. Segundo estas fontes sul-coreanas a Samsung já estará a ultimar os preparativos para este smartphone dobrável. Estando já a preparar-se para o seu lançamento.

Acredita-se que este smartphone dobrável da Samsung será composto por um total de três ecrãs OLED. O equipamento, quando aberto na totalidade poderá proporcionar ume ecrã de 7 polegadas de diagonal. Na prática, teríamos um tablet e um smartphone num único dispositivo.

O que podemos esperar do Samsung Galaxy S10?

Caso o MWC 2019 seja o palco escolhido para a apresentação do smartphone dobrável da sul-coreana o Samsung Galaxy S10 poderá ser uma nota de rodapé em 2019. Mais ainda, a sua apresentação seria antecipada para o CES Las Vegas. O Consumer Electronics Show que se realiza em janeiro do próximo ano.

Para já é impossível precisar quais destes rumores não passam de vento e quais é que têm algum fundamento de verdade. Ainda assim, acredita-se que até outubro de 2018 a marca já tenha todos os componentes para o Samsung Galaxy S10. Tudo para começar a sua montagem.

Tudo isto para garantir que no início de 2019 esteja tudo pronto. Seja no CES Las Vegas ou no MWC 2019 como seria de esperar. O importante é que o lançamento ocorra sem imprevistos. Para já está tudo em aberto.

Por último aproveitamos ainda para frisar que a Samsung continua a aperfeiçoar a sua atual geração de topos de gama. Fá-lo com uma nova atualização de sistema para corrigir os problemas relatados pelos utilizadores.

O cenário mais provável

Em última análise, o seu lançamento é inevitável apesar da previsão de apresentação no MWC 2019 ser um tanto otimista. Em jeito de opinião, acredito que a sua chegada possa coincidir com a do Samsung Galaxy S10. Ambos no próximo MWC 2019.

Na minha opinião o cenário mais provável é este smartphone dobrável ser uma edição especial, uma variante premium e exclusiva do Galaxy S10. Já vimos isto a suceder com o lançamento do aqui toda a informação relativa a esta última atualização, na 4gnews.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 7 Plus: Próxima atualização será importantíssima

referem algumas características

e Play Store: 12 aplicações de produtividade temporariamente grátis

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.