Samsung já tem uma nova patente para o smartphone dobrável

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Já há vários anos que a Samsung se debate com o conceito do smartphone dobrável a sua aplicação prática. Recentemente, aquando da publicação do relatório fiscal de 2017, a fabricante afirmou que o desenvolvimento de um dispositivo Android com estas configurações era uma das suas prioridades.

Agora, temos uma nova patente registada pela Samsung que nos deixa mais perto do smartphone dobrável. Isto é, uma nova solução, uma nova via para que a Samsung possa, eventualmente, desvendar este quebra cabeças e descubra como e se é possível construir o smartphone dobrável.

Vê ainda: OnePlus confirma a construção em vidro para o OnePlus 6

Esta é apenas uma de várias patentes pertencentes à Samsung e que nos retratam o 'mítico' smartphone dobrável. Um dispositivo que assentará na plataforma Android e que poderá mudar a forma como utilizamos e como vemos o nosso dispositivo móvel. Algo que permitirá ecrãs ainda maiores, sem comprometer a portabilidade.

Cumpre salientar que esta patente representa aquilo que tanto pode ser encarado como um smartphone ou como um tablet. Ambas as terminologias estão corretas uma vez que fechado, teríamos um smartphone. Aberto e temos aqui um dispositivo que atualmente se enquadraria na configuração de tablet.

Smartphone dobrável da Samsung pode chegar em 2019

Já em 2016 tínhamos visto um conceito e uma patente similar para um dispositivo Android com um teclado que pode ser dobrado. Neste equipamento, a parte traseira será capaz de apresentar as notificações, entre outros alertas. Algo que distingue este design é a possibilidade de termos aqui vários pontos de dobragem. Isto é, o corpo do smartphone dobrável poderia ser dobrado em vários pontos e não apenas ao longo de um vetor definido. O dispositivo Android permitiria efetuar chamadas, com ou sem dobrar o ecrã para o transformar num smartphone.

Dispositivo Android com vários pontos de flexão

Ora, se há algo que esta nova patente nos vem provar é o facto de a Samsung ainda estar a considerar várias hipóteses para este conceito. Para todo este novo conceito de dispositivos móveis. Sabemos que eventualmente chegarão, eventualmente uma das fabricantes lançará um equipamento com estas configurações.

Não sabemos quando nem se será apenas um equipamento Android ou se a Apple terá algo a dizer na matéria. De qualquer forma, este é o novo objectivo das fabricantes de dispositivos móveis e nos próximos meses veremos cada vez mais notícias sobre isso mesmo.

E tu, imaginas-te a utilizar um smartphone dobrável no teu dia-a-dia? De que forma é que isso poderia melhorar a sua utilização?

Assuntos relevantes na 4gnews:

com problemas na produção de ecrãs para o Apple iPhone X de 6.5″

Nokia 2 mostra-se bem robusto neste teste de durabilidade

Neffos C7 da TP-Link custa 140€, a alternativa ao Nokia 1 da HMD Global

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.