Samsung e Apple protagonizam uma das maiores rivalidades do mundo tecnológico, mas não conseguem viver uma sem a outra. Exemplo disso é o papel fundamental que a sul-coreana terá no desenvolvimento dos ecrãs para os iPhone 13 Pro.
Tal como aponta o relatório da The Elec, será a Samsung quem fabricará os ecrãs com taxa de atualização de 120Hz para os iPhone 13 Pro. A introdução desta elevada taxa de atualização nos smartphones da Apple é uma das principais novidades para a próxima geração.
Samsung fabricará os painéis LTPO de 120Hz para os iPhone 13 Pro
Durante muitos meses especulou-se que os iPhone 12 Pro viriam com uma taxa de atualização de 120Hz. No entanto, uma mudança de última hora, relacionada com a autonomia dos equipamentos, obrigou a Apple a abandonar essa característica.
Para a próxima geração dos seus topos de gama, a Apple já terá encontrado a solução ideal. Essa passará pelo uso da tecnologia LTPO. Um tipo de painel que consegue correr a altas taxas de atualização, sem sacrificar a autonomia do dispositivo.
Os ganhos, face à atual tecnologia usada pela Apple, devem fixar-se entre os 5% e os 15%. Graças a isso, a Apple poderá compatibilizar os iPhone 13 Pro com as redes móveis 5G e a taxa de atualização de 120Hz.
Sem surpresa, a principal fabricante destes ecrãs será a Samsung que, ao que tudo indica, conseguirá fabricar 60 mil unidades por mês. Este valor está bastante acima dos 5 mil mensais da LG, daí que a aposta da Apple recaia na sua arquirrival.
120Hz para todos os iPhone 14, em 2022
O mesmo relatório afirma ainda que a exclusividade dos 120Hz nos modelos Pro durará apenas um ano. Espera-se, assim, que em 2022, todos os quatro iPhone 14 possam contar com um ecrã com essa taxa de atualização.
Para este alargamento contribuirá bastante o expectável aumento de produção da LG dos painéis LTPO de 120Hz. Assim a Apple poderá socorrer-se deste segundo fornecedor, reduzindo a sua dependência da Samsung e conseguindo baixar os custos associados a este componente.
A tecnologia LTPO não será nova para a Apple, visto que a marca já a utiliza desde o Apple Watch Series 4. Porém, o primeiro smartphone com essa tecnologia de ecrã foi o Samsung Galaxy Note 20 Ultra.
Editores 4gnews recomendam:
- iPhone 13: todos os modelos contarão com característica exclusiva dos iPhone 12 Pro
- Apple Glass: óculos de Realidade Aumentada podem chegar antes do previsto
- Apple AirPods Max terão versão “barata” para competir com os Sony WH-1000XM4