Samsung conseguiu eliminar o sensor de luminosidade do smartphone

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O sensor de luminosidade é um dos vários sensores que normalmente estão posicionados no topo do smartphone. Sendo um dos motivos para a existência das notches. No entanto, muitos smartphones gama-baixa não têm sequer este importante sensor. Mas a Samsung parece ter arranjado uma solução.

Embora possa parecer um elemento dispensável, este é um sensor bastante importante, que quando funciona de forma ótima, nem sequer dás por ele. É o responsável pela gestão do brilho do ecrã do teu smartphone, garantindo que te oferece a quantidade de brilho ideal nas mais variadas situações.

Vê ainda: Samsung Galaxy S10: Nem todos os smartphones terão 5G

Com o lançamento do Samsung Galaxy J8, foi descoberto pela equipa da SamMobile que a fabricante conseguiu implementar a gestão de brilho automática. Sem que para isso precise de utilizar qualquer tipo de sensor extra.

Hoje em dia, até mesmo os smartphones das gamas mais baixas possuem uma câmara frontal. E foi essa mesma câmara que a Samsung resolveu 're-aproveitar'. Assim, no caso do Galaxy J8, a gestão do brilho é feita através da utilização da sua câmara selfie.

Samsung elimina necessidade de usar sensor de luminosidade em smartphone gama-baixa

No entanto, esta nova implementação da fabricante sul-coreana parece apresentar mais como um 'remediar' da situação. Em vez de ser uma verdadeira solução. Ao contrário do que acontece com os sensores de luminosidade, esta solução não tem a capacidade de reconhecer o nível de luz ambiente em tempo real.

A funcionalidade não chega ativa de forma padrão no Galaxy J8. O utilizador precisa de escolher o nível de luminosidade desejada para vários ambientes. Depois de vários cenários serem pré-definidos, o smartphone vai ajustar o brilho automaticamente.

Na sua essência, cada vez que desbloqueias o smartphone, é capturada uma fotografia de forma a conseguir reconhecer o nível de luz ambiente. A fabricante garante que estas fotografias não são armazenadas em lado nenhum, sendo apenas utilizadas para esta funcionalidade.

Por fim, ainda não sabemos exatamente se a Samsung irá continuar a utilizar esta funcionalidade em mais smartphones das suas gamas mais baixas. No entanto, não seria de estranhar que, a funcionalidade chegasse aos restantes smartphones da marca que não têm sensor de luminosidade.

Editores 4gnews recomendam:

Smartphones: Huawei admite vontade de ultrapassar a Samsung até 2020

Smartphone dobrável: Patente da Samsung mostra-nos outro design

Xiaomi Mi Mix 2S por menos de 330€ é uma oportunidade a não perder!

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.