Samsung segue pisadas da Apple e quer mais independência

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A escassez global de componentes está a levar muitas marcas a alterarem a sua estratégia de mercado.

Depois da Apple é a vez da Samsung delinear um plano para ser mais independente de fabricantes como a Qualcomm e a MediaTek. 2022 vai ser o ano de smartphones Galaxy com processador Exynos.

Samsung vai duplicar produção do processador Exynos

Como é do conhecimento geral, a maioria dos smartphones da Samsung estão equipados com processadores de terceiros, mais especificamente da Qualcomm e da MediaTek. Isto apesar de a gigante sul-coreana ter o seu próprio processador Exynos. Aliás, atualmente apenas 20% dos modelos Galaxy estão equipados com o processador Exynos da marca.

Mas,ao que tudo indica, essa realidade pode mudar muito em breve. Tudo porque a Samsung está a delinear um plano para reduzir a presença de processadores de terceiros nos seus equipamentos móveis.

De acordo com informações avançadas pela revista digital Electronic Times, o número de smartphones Samsung equipados com processador Exynos vai aumentar duas a três vezes, já no próximo ano. E para tornar isto possível, a divisão System LSI (semicondutores) da marca vai duplicar a capacidade de produção para a referida linha de chips.

Novo processador Exynos 2200 da Samsung com melhoria de desempenho de 31 a 34% em relação ao seu antecessor

Na origem da mudança de estratégia estará a escassez global de chips que levou a Samsung a adiar sucessivamente o lançamento do modelo Galaxy S21 FE que estará equipado com o processador Snpadragon 888 da Qualcomm. Estes adiamentos aparentemente tiveram impacto na receita de vendas da empresa sul-coreana, ainda que mantenha o primeiro lugar no ranking global de vendas de smartphones – seguida da Apple e da Xiaomi.

Entretanto, espera-se que a Samsung lance muito em breve o Exynos 2200 SoC, sendo que os resultados de benchmark do processador já foram revelados online. E o Exynos 2200 registou uma melhoria de desempenho na ordem dos 31 a 34% em relação ao Exynos 2100. Tal resultado é bastante significativo, uma vez que habitualmente registam-se ganhos de desempenho de mais 20 a 25%, entre as gerações de processadores.

Também de acordo com informações reveladas online, o Exynos 2200 vai usar a nova arquitetura ARMv9 que se foca bastante em Inteligência Artificial, Machine Learning e segurança, o que suscita grandes expetativas para este processador.

Novo Galaxy A03 acaba de chegar ao mercado

Mas a Samsung está também apostada em invadir o mercado global de smartphones com modelos seus e, nesse sentido, acaba de lançar o novo Galaxy A03. Com um design renovado em relação ao seu antecessor A02, o terminal está equipado com um ecrã Infinity-V HD+ de 6,5 polegadas e um processador octa-core com clock de 1,6 GHz. Na parte ótica, inclui uma configuração de camara traseira dupla com um sensor primário de 8 megapixéis e um sensor de profundidade com dois megapixéis. Na frente, está uma câmara para selfies de cinco megapixéis.

O Galaxy A03 está ainda equipado com uma bateria de 5000 mAh e estará disponível nas versões de 3 GB de RAM mais 32 GB de armazenamento interno, 4 GB + 64 GB e 4 GB + 128 GB, consoante a região em que é disponibilizado.

Sobre a sua disponibilidade e preço não foram adiantados pormenores, mas pelas especificações descritas, é previsível que este seja um dos smartphones mais acessíveis da gigante sul-coreana.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi foi ultrapassada pela Apple e nenhuma das duas consegue destronar a Samsung do primeiro lugar
  • Apple vai ser cada vez mais Apple com modems 5G proprietários em 2023
  • Novo processador Snapdragon pulveriza a concorrência na AnTuTu
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt