Samsung revela projeto "secreto" que ajuda muito o teu telemóvel

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Parece que a Samsung, nos últimos dias, fez algumas revelações, anteriormente "secretas", acerca do que permite manter a segurança nos seus telemóveis e tablets Galaxy. Supostamente, tem a ver com o “Project Infinity”, um projeto da marca que vigia eventuais falhas.

Quem o avança é a SamMobile, fonte especializada da Samsung, ao dizer que este mecanismo procura erros no teu dispositivo. Sejam estes de software ou de hardware, a marca procura dar resposta o mais rápido possível.

Há diferentes equipas, divididas por cores

Como refere a mesma fonte de informação, este “Project Infinity” que a Samsung leva a cabo conta com diferentes equipas. O mesmo resulta de uma colaboração entre a equipa de Inteligência de Ameaças Cibernéticas (CTI) e as equipas Azul, Roxa e Vermelha.

Galaxy S23

Quanto às equipas Azul e Vermelha, estas têm a principal missão de ser proativas a encontrar falhas de segurança. Já a equipa Roxa, por sua vez, tem a função de atacar e defender em algumas áreas mais críticas.

Importa referir que as equipas mencionadas estão distribuídas por várias partes do mundo. Entre estas, por exemplo, Brasil, Polónia e Vietname. Ao que tudo indica, a equipa do CTI atua na área das atualizações de segurança que os Galaxy vão recebendo, ao longo dos meses.

CTI explora duas áreas em específico

Ainda sobre a equipa do CTI, esta explora ativamente duas áreas: a Deep Web e a Dark Web. Como possivelmente saberás, aqui, circulam vários sistemas de malware que podem comprometer a segurança de um telemóvel.

Depois de ser identificada uma ameaça, a SamMobile explica que as equipas anteriormente mencionadas articulam-se com desenvolvedores e operadores. A colaboração destina-se a bloquear o problema e, imediatamente, corrigi-lo.

A juntar a isso, e de maneira a que o teu Galaxy seja sempre o mais seguro possível, a Samsung trabalha com agências externas. Nesta colaboração, oferece recompensas a rondar 1 milhão de euros, àqueles que consigam notar falhas nos sistemas da Samsung.

Nas palavras de Justin Choi, vice-presidente e chefe da equipa de segurança da Samsung, “monitorizamos de perto fóruns e mercados para menções de exploits de dia zero ou dia N que visam dispositivos Galaxy, bem como qualquer vazamento de inteligência que possa servir como um ponto de entrada para infiltração no sistema”.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.