Se gostas de smartphones sabes que a Samsung fabrica os seus processadores. Ainda que às vezes lá vejamos um processador Qualcomm ou MediaTek nos seus equipamentos, a maior parte deles oferece os chips da Exynos.
Este novo Exynos 1080 vai dar que falar por muitas razões, porém, a mais interessante é que é um processador de 5nm desenhado para dispositivos de gama média/alta.
Samsung Exynos 1080 não é para smartphones topo de gama
Em síntese, a Samsung colocou o mesmo amor que normalmente coloca na construção do seu chip topo de gama neste novo 1080. O chip tem 5nm corre a 2.8GHz e é um octa-core capaz de dar desempenho e efeicência como nunca.
De forma mais simples, este novo Samsung Exynos 1080 consegue bater sem problemas 693 mil pontos no AnTuTu. Um número que só é batido pelos equipamentos topo de gama.
O mais interessante é que este chip não é feito para esses topo de gama. Esse processador ainda está para chegar. O novo Exynos 1080 será destinado à gama "A" ou possivelmente à nova gama "M" (que deverão lançar um média/alta).
Especificações do processador Samsung Exynos 1080
- Octa-core 1+3+4 com arquitetura tri-cluster
- Single-core Cortex A78 a correr 2.84GHz
- Triple-core Cortex-A78 a correr 2.6GHz
- Quad-core Cortex-A55 a correr 2.0GHz
- GPU Mali-G78 MP10
- Apoia RAM LPDDR4x / LPDDR5
- Apoia memória UFS 3.1
- Tecnologia 5G
- Bluetooth 5.2
Os smartphones com este chip poderão também ter ecrãs QHD+ 90Hz de Refresh Rate ou FullHD+ com 144Hz de Refresh Rate. Por fim, este novo chip consegue aguentar com sensores de 200MP se o smartphone tiver apenas uma câmara fotográfica. Ou então uma dupla câmara de 32MP.
Em suma, este é um chip que vai revolucionar os smartphones de gama média/alta. Resta-nos saber quais serão os preços dos smartphones com este processador. Espera-se que os primeiros terminais da Samsung com o Exynos 1080 cheguem no início do próximo ano.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Fotos acaba com o armazenamento gratuito a 1 de junho de 2021
- FIFA 21 na PS5 será um regalo para os olhos. Imagem de João Félix surpreende
- Huawei Mate 40 Pro chega a Portugal de forma oficial. O preço deixa a desejar!