Samsung revela novo padrão de memória RAM a estrear nos Galaxy S22

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Segundo a Samsung o novo padrão LPDDR5X DRAM é até 1,3x mais rápido e usa menos 20% de energia no acesso à memória face ao padrão atual LPDDR5. É um grande avanço no mundo dos semicondutores e deverá marcar presença nos Galaxy S22.

Trata-se do estabelecimento de um novo padrão de qualidade que pautará toda a indústria mobile. Assim, para quem quiser comprar um novo smartphone em 2022, fique atento à classificação LPDDR5X DRAM nas categorias de memória RAM para smartphones.

Mais uma grande inovação nos semicondutores pela mão da Samsung

A indústria dos semicondutores acordou hoje para o novo padrão LPDDR5X DRAM. Trata-se do novo salto evolutivo para os nossos smartphones, com este novo padrão de memória RAM a garantir uma maior velocidade e menor consumo energético.

Muito provavelmente, aliás, veremos primeiramente este padrão LPDDR5X DRAM nos próximos smartphones Samsung Galaxy S22 a chegar no início do próximo ano. À semelhança de anos anteriores, podemos ver a própria marca a estrear estas novas tecnologias e padrões nos próprios dispositivos móveis.

Note-se ainda que foi em 2018 que a Samsung anunciou o padrão LPDDR5 DRAM para dispositivos móveis. É, até hoje, o melhor tipo de memória RAM que podemos encontrar num smartphone, presente também na gama Samsung Galaxy S21.

Novo padrão aumenta a velocidade e diminuir o consumo energético no acesso à RAM

Com o passar do tempo veremos este novo padrão de memória RAM - mais rápido e mais eficiente - em vários smartphones Android de gama alta. Em seguida, será igualmente adotado pela Apple nos seus iPhone, bem como uma multiplicidade de outras fabricantes.

Para os smartphones este novo padrão comportará uma maior velocidade de até 1,3x no acesso à memória, bem como uma exigência menor de energia na ordem dos 20%. Assim sendo, contamos com uma melhor autonomia nos dispositivso móveis.

Importa ainda frisar que a memória LPDDR5X DRAM assenta na arquitetura a 14 nm, um forte contraste com a arquitetura a 10 nm presente no padrão LPDDR5 DRAM, mais antigo.

Por fim, é expectável que este novo tipo de RAM esteja já presente nos próximos smartphones Samsung Galaxy S22. Algo que em breve ficaremos a saber à medida que o ano de 2021 se aproxima do fim.

Editores 4gnews recomendam:

  • Altice: dona da MEO reforça fibra ótica e rede móvel num dos concelhos mais importantes do país
  • Xiaomi trará válvulas Tesla e arrefecimento líquido para smartphones em 2022
  • Samsung revela data para apresentação do novo Exynos com GPU da AMD
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.