Samsung revela data para apresentação do novo Exynos com GPU da AMD

Rui Bacelar
Comentar

A promessa de uma nova era de jogos para telemóvel está prestes a tornar-se realidade. Ou pelo menos assim nos faz crer a Samsung e a sua parceira nesta empreitada, a AMD. Com efeito, ambas as tecnológica estão prestes a anunciar o fruto do seu trabalho.

Mais concretamente, será a 19 de novembro que o evento Samsung Exynos revelará ao mundo um novo processador para os telemóveis Samsung de próxima geração. Será também aí, de igual modo, que ficaremos a conhecer a GPU da AMD.

Samsung confirma evento de apresentação para o dia 11 de novembro

Samsung Exynos
Publicação original feita na página de Instagram da Samsung Exynos.

A parceria foi primeiramente anunciada e 3 de junho de 2019. Agora, volvidos mais de dois anos desde a declaração de esforço conjunto, a tecnológica sul-coreana Samsung e a taiwanesa AMD estão prontas para mostrar o que conseguiram criar.

O anúncio foi feito hoje pela Samsung Semiconductors através das respetivas redes sociais com a expectativa a apontar a apresentação do novo processador topo de gama da Samsung. No entanto, tendo em consideração a calendarização, também poderemos ficar a conhecer o sucessor do Exynos 1080, provavelmente o Exynos 1280.

Por outro lado, a tese acolhida pelo autor deste artigo, aponta no sentido de ficarmos a conhecer efetivamente um novo processador topo de gama. Hipótese esta que se baseia no texto que acompanha o teaser para o próximo evento de 19 de novembro.

"Tudo muda a 19 de novembro de 2021", refere a Samsung

Dito isto, é com grande probabilidade que ficaremos a conhecer o processador Exynos 2200, ou outro nome que lhe seja atribuído pela tecnológica sul-coreana. Note-se que a Samsung refere expressamente "gráficos para jogos", com a AMD a ser uma das figuras dominantes neste segmento.

Desse modo, contamos com alguma da mestria da AMD a chegar finalmente aos nossos smartphones. A saber, o Ray Tracing presente na PS5, tecnologia que replica o comportamento dos raios de luz no mundo real, entre outras novidades.

Tal foi confirmado pela própria Lisa Su, dirigente máxima da AMD, deixando-nos à espera de um novo colosso para jogos. Além disso, contamos com a nova arquitetura e núcleos ARMv9 como o Cortex-X2, Cortex-A710, e Cortex-A510.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.