Samsung remove função dos smartphones sem que os utilizadores se apercebam

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung tem vindo a atualizar um número significativo de smartphones com o Android 11 e a sua One UI 3.0, a mais recente versão da sua skin e apesar de os updates trazerem melhorias, também removem uma opção de personalização dos ecrãs.

Mais concretamente, nos dispositivos móveis que utilizam ecrã com a tipologia "Infinity-o", ou punch-hole existia a opção de esconder este orifício deixado pela câmara frontal. Agora, para surpresa de alguns utilizadores essa opção está desaparecida.

Os smartphones Samsung perderam esta opção de personalização

A curiosidade - cremos que recaia nessa categoria de assuntos - foi avançada primeiramente pela publicação Sammobile. Entretanto, após confrontar alguns dispositivos Samsung residentes, não fui capaz de encontrar essa mesma opção de personalização.

Algo tão simples como desligar a porção superior do ecrã para que este englobasse a câmara frontal. Por outras palavras, esconder o orifício deixado pelo módulo da câmara frontal, aplicando um recorte ao mesmo, ou aumentando virtualmente a margem superior.

Sem fornecer explicações para a remoção silenciosa da opção para disfarçar o óculo nos ecrãs "Infinity-O" a marca priva assim os utilizadores de uma possibilidade até então presente. Caso queiram esconder este círculo aconselhamos o uso destes papéis de parede específicos, bastante eficazes nesse mesmo propósito.

A Samsung quer colocar a câmara frontal sob o ecrã

Saltando da curiosidade para um possível futuro, aqui vemos uma patente submetida recentemente pela Samsung. Ou melhor, a representação gráfica do conceito patenteado pela marca junto do USPTO (United States Patent and Trademark Office).

O texto que acompanha a patente refere um "Display Device", ou dispositivo para o ecrã, algo que nos remete para uma nova implementação para este componente crucial dos smartphones. Por outras palavras, a câmara de selfie sob o ecrã.

A Samsung regista assim a propriedade intelectual sobre três implementações - possíveis localizações da câmara frontal. A partir daqui deverá desenvolver implementações práticas que possa, futuramente, introduzir nos seus smartphones Android.

Esta tecnologia continuará a ser aperfeiçoada até à sua estreia em alguns dos modelos de topo. Entre os candidatos apontamos o Galaxy Z Fold3, o dispositivo dobrável da Samsung que está seguramente nos planos da marca.

A nova patente da Samsung pode ser consultada em PDF.

Editores 4gnews recomendam:

  • LG vai atrás dos Apple MacBook com novos portáteis Gram
  • Elon Musk rouba a coroa a Jeff Bezos e torna-se no mais rico do mundo!
  • Xiaomi Mi 11 Pro: design confirmado através de capa protetora
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.