Samsung remove função dos smartphones sem que os utilizadores se apercebam

Rui Bacelar
1 comentário

A Samsung tem vindo a atualizar um número significativo de smartphones com o Android 11 e a sua One UI 3.0, a mais recente versão da sua skin e apesar de os updates trazerem melhorias, também removem uma opção de personalização dos ecrãs.

Mais concretamente, nos dispositivos móveis que utilizam ecrã com a tipologia "Infinity-o", ou punch-hole existia a opção de esconder este orifício deixado pela câmara frontal. Agora, para surpresa de alguns utilizadores essa opção está desaparecida.

Os smartphones Samsung perderam esta opção de personalização

Samsung Galaxy Note 20
Os Samsung Galaxy Note 20 perderam a opção de ocultar o "óculo" da câmara.

A curiosidade - cremos que recaia nessa categoria de assuntos - foi avançada primeiramente pela publicação Sammobile. Entretanto, após confrontar alguns dispositivos Samsung residentes, não fui capaz de encontrar essa mesma opção de personalização.

Algo tão simples como desligar a porção superior do ecrã para que este englobasse a câmara frontal. Por outras palavras, esconder o orifício deixado pelo módulo da câmara frontal, aplicando um recorte ao mesmo, ou aumentando virtualmente a margem superior.

Sem fornecer explicações para a remoção silenciosa da opção para disfarçar o óculo nos ecrãs "Infinity-O" a marca priva assim os utilizadores de uma possibilidade até então presente. Caso queiram esconder este círculo aconselhamos o uso destes papéis de parede específicos, bastante eficazes nesse mesmo propósito.

A Samsung quer colocar a câmara frontal sob o ecrã

Samsung Galaxy

Saltando da curiosidade para um possível futuro, aqui vemos uma patente submetida recentemente pela Samsung. Ou melhor, a representação gráfica do conceito patenteado pela marca junto do USPTO (United States Patent and Trademark Office).

O texto que acompanha a patente refere um "Display Device", ou dispositivo para o ecrã, algo que nos remete para uma nova implementação para este componente crucial dos smartphones. Por outras palavras, a câmara de selfie sob o ecrã.

A Samsung regista assim a propriedade intelectual sobre três implementações - possíveis localizações da câmara frontal. A partir daqui deverá desenvolver implementações práticas que possa, futuramente, introduzir nos seus smartphones Android.

Esta tecnologia continuará a ser aperfeiçoada até à sua estreia em alguns dos modelos de topo. Entre os candidatos apontamos o Galaxy Z Fold3, o dispositivo dobrável da Samsung que está seguramente nos planos da marca.

A nova patente da Samsung pode ser consultada em PDF.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.