Samsung regista nova patente para smartphone com ecrã expansível

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O Samsung Galaxy Fold conseguiu ser tão inovador quando polémico, não se sabendo ainda quando poderá chegar às lojas, depois do seu lançamento em abril ter sido cancelado.

Agora, de acordo com uma nova patente registada pela Samsung, surgem as primeiras indicações de que a fabricante poderá estar a trabalhar num smartphone com ecrã expansível. No entanto, é muito improvável que vejamos um smartphone com esta tecnologia ser lançado em breve.

Um design que poderá revolucionar o mercado, mas num futuro distante

Esta nova patente revela uma das possíveis utilizações dos 'ecrãs roláveis' demonstrados pela Samsung em 2016. Graças às reproduções 3D realizadas pelo LetsGoDigital, conseguimos ter uma melhor ideia de como este smartphone poderia funcionar.

Na sua essência, as extremidades laterais do smartphone têm um compartimento onde está armazenada uma secção do ecrã. Ao serem puxadas para fora, o ecrã desenrola-se, transformando o smartphone num verdadeiro tablet.

No entanto, estes esquemas presentes na patente deixam muitas dúvidas no ar e confirmam que esta é uma tecnologia ainda muito longe de poder ser aplicada num smartphone destinado a produção em massa.

À semelhança do que aconteceu com o Galaxy Fold, também o design apresentado nesta patente tem inúmeros pontos vulneráveis à penetração de poeiras e líquidos. Estas vulnerabilidades podem comprometer facilmente todo o mecanismo de abertura do smartphone.

Outro dos possíveis desafios é o espaço para acomodar todos os componentes de hardware. Claramente, com um sistema mecânico tão complexo, não sobra muito espaço livre para que possam ser acomodados todos os componentes.

Ainda assim, caso a Samsung consiga encontrar forma de concretizar este design, uma vez 'desenrolado', o ecrã pode expandir para até 3x o seu tamanho original.

Editores 4gnews recomendam:

Galaxy Note 10: convite oficial confirma data de apresentação e não só!

Galaxy Fold: CEO pede mais tempo, enquanto testam 2000 unidades

Galaxy Note 10 Pro seguirá as pisadas do Huawei P30 Pro nas câmaras

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.