Samsung quer "roubar" à Apple um grande especialista em IA

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Com o avançar da Inteligência Artificial (IA), é expectável que os assistentes de IA sejam cada vez mais evoluídos. A Samsung implementou a Bixby, mas, ao que tudo indica, esta não tem tido a atenção devida.

Mesmo com as potencialidades de IA do Galaxy S24, os resultados estão aquém do esperado e prova disso mesmo é o próximo passo da marca sul-coreana. Ao que tudo indica, esta pretende contratar um ex-funcionário da Apple.

O funcionário da Apple teve um papel muito importante no desenvolvimento da Siri

Samsung IA

De acordo com a SamMobile, não se trata de um funcionário qualquer. Este foi responsável pela consciência contextual e conversacional da famosa assistente de IA da Apple: a Siri.

Ao abraçar este novo projeto, o especialista em IA iria liderar uma equipa focada em Inteligência Artificial. Recorde-se que a Samsung tem um coletivo novo dentro desta área, que se está ainda a formar.

De qualquer forma, a evolução da Bixby não tem estado a par de alguns rivais como Alexa, Google Assistant e Siri. A esperança da Samsung é que o ex-Apple consiga dar um novo rumo aos esforços da empresa em IA.

Ainda não há confirmação oficial do nome que estará por detrás deste esperado crescimento da Samsung. No entanto, Mark Gurman, repórter da Bloomberg, adianta que deverá ser Murat Akbacak.

Os rumores surgem, mas Akbacak continua a identificar-se no Linkedin como membro da Apple

Gurman costuma ser fiável nas informações que dá, já que estas, não raras vezes, acabam por se confirmar. O próprio adianta que Akbacak ficaria responsável por liderar o North America AI Center da Samsung.

Por enquanto, a aquisição da gigante sul-coreana ainda precisa de confirmação. Tanto assim é que o perfil de Akbacak no Linkedin indica que o próprio é trabalhador da Apple.

No entanto, é possível que este vá ter de mudar a biografia do perfil muito em breve, se as previsões estiverem corretas. Segundo a SamMobile, o anúncio oficial foi feito esta semana, internamente, pela Samsung.

Não deixa de ser curioso o timing, até porque os últimos dias deram muito que falar por causa da Apple. A empresa da maçã trincada teve o grande evento WWDC, a 10 de junho, em que se conheceram muitas inovações (também de IA) da marca.

Independentemente do que acontecer, o “legado” de Akbacak na Apple teve uma grande importância. Afinal de contas, este foi um dos grandes obreiros da Siri e do seu desenvolvimento.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.