Samsung quer mais megapixéis nos sensores de smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung pode estar a desenvolver um super sensor para smartphones com uma resolução exuberante de 450 megapixéis.

A notícia chega depois de a gigante tecnológica ter efetuado um pedido para a utilização da marca Hexa2pixel na Coreia do Sul e na Europa.

Samsung pode estar a trabalhar num novo sensor para smartphones de 450 megapixéis

A ótica de um smartphone é um argumento de venda que tendencialmente conquista muitos utilizadores e, por essa razão, esta parte específica dos smartphones é bastante trabalhada pelas marcas, quer seja na integração da mais recente tecnologia, quer seja numa resolução com mais megapixéis.

E parece que a Samsung pretende dar uma nova ferramenta aos fabricantes de smartphones. Ao que tudo indica, a gigante tecnológica pode estar a desenvolver um novo mega sensor com 450 megapixéis de resolução.

A notícia surge depois de ter sido detetado que a marca detentora dos Galaxy fez um pedido para utilizar a marca Hexa2pixel na Europa e no seu país de origem, Coreia do Sul. Pelo nome, tudo aponta para que seja um novo (e melhor) sensor, mas neste momento não há forma de o confirmar, nem mais informações disponíveis.

Recorde-se que no mês passado, a Samsung apresentou oficialmente o seu novo sensor ISOCELL HP3 com 200 megapixéis de resolução e tecnologia Tetra2pixel. Ora a semelhança entre os nomes Tetra2pixel e Hexa2pixel, levou a que surgisse o rumor de que a fabricante sul-coreana tem um novo projeto na área.

Samsung ISOCELL HP3 entra em produção em massa ainda este ano

Tal como já referimos, em junho a Samsung apresentou oficialmente o seu novo sensor ISOCELL HP3 que a marca garante que vai entrar na fase de produção em massa ainda este ano. O que significa que em 2023 poderemos ver smartphones a chegar ao mercado equipados com este sensor Samsung.

Aliás, alguns rumores avançaram já que o próximo Samsung Galaxy S23 Ultra poderá chegar equipado com o novo sensor HP3. É igualmente provável que marcas como a Motorola e a Xiaomi lancem smartphones com este sensor.

O ISOCELL HP3 integra 200 milhões de pixéis (é a sua resolução, aliás) num formato ótico de 1/1,4. A fabricante sul-coreana avançou também que o componente tem capacidade para gravar vídeos 8K a 30 frames por segundo "com perda mínima no campo de visão". De resto, a tecnologia Tetra2Pixel permite que o sensor capte imagens melhores em condições de fraca luminosidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 12S Ultra 'massacrado' em teste de resistência. Será que resiste?
  • Motorola: este será o primeiro smartphone dobrável com chip Snapdragon 8+ Gen 1
  • Xiaomi, Samsung e Motorola vão lutar pelo melhor smartphone dobrável
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt