Samsung quer gráficos comparáveis aos da PS5 nos seus smartphones Galaxy

Rui Bacelar
Comentar

Tecnologia Ray Tracing, sombras dinâmicas, arquitetura RDNA 2 da AMD e alta taxa de atualização variável. Elementos que podem descrever algum do potencial gráfico presente atualmente na consola PS5 da Sony, a caminho dos smartphones Samsung Galaxy.

A Samsung partilhará mais detalhes sobre o seu próximo processador Exynos dotado de uma gráfica (GPU) AMD no final deste ano. O utilizador pode contar assim com um expectável salto quântico na qualidade gráfica comparável a gráficos de consola.

O ray tracing chegará aos smartphones Samsung com chip Exynos

AMD Lisa Su
Lisa Su, atual CEO da AMD durante a conferência Computex 2021.

Foi durante a keynote da AMD na Computex 2021 que Lisa Su, a CEO da empresa, partilhou algumas das novidades mais surpreendentes em todo o evento. A parceria com a Samsung, estabelecida em 2019, abalará o mercado ainda este ano.

Volvidos mais de dois anos desde o início da colaboração entre ambas as empresas, temos finalmente uma janela temporal para o anúncio das novidades. Será até ao final de 2021 que a Samsung desvendará o seu próximo chip Exynos topo de gama.

A confirmação foi feita por Lisa Su, responsável máxima pela AMD durante o último certame tecnológico dedicado à computação, a Computex 2021. Aí, a CEO deu a entender que os futuros smartphones Samsung podem até desafiar os gráficos da PS5.

A AMD colabora com a Samsung desde 2019

"A AMD está a colaborar com a Samsung no desenvolvimento do SoC Exynos de próxima geração. O componente terá uma gráfica personalizada e baseada na arquitetura RDNA 2 da AMD, sendo capaz de trazer o ray tracing e o shading com taxa variável para os smartphones topo de gama (flagships).", avançou Lisa Su na nota à imprensa.

A executiva anunciou ainda que a Samsung revelaria ao mundo mais detalhes sobre o seu próximo chipset 5G "mais para o final do ano". Assim, tendo em conta as declarações da CEO da AMD, esperamos pelo novo Exynos 2200 a ser apresentado em 2021.

Desse modo, teremos os gráficos AMD e o chipset Samsung Exynos na próxima geração de smartphones Samsung Galaxy S. Estes terminais, provavelmente apelidados de Galaxy S22, devem chegar ao mercado durante a primeira metade de 2022.

Gráficos de próxima geração a chegar aos Samsung Galaxy S22

Samsung Galaxy S22

A Samsung já tinha dado a saber que o sucessor do Exynos 2100 integraria gráficos da AMD. Mais concretamente, uma unidade de processamento gráfico (GPU) desenvolvida pela AMD para entregar aos utilizadores um novo padrão de qualidade de imagem.

Vimos, nesse sentido, uma peça recente de uma publicação sul-coreana a indicar que o chipset Exynos 2200 também estará presente em computadores portáteis, além de integrar uma GPU da AMD. Em síntese, as suas aplicações podem ir além dos smartphones.

De qualquer modo, entre os trunfos desenvolvidos pela AMD, com aplicação já garantida para os smartphones, está a tecnologia ray tracing. Esta tecnologia simula o comportamento físico da luz para proporcionar uma renderização em tempo real e com qualidade cinematográfica.

Grandes melhorias para os processadores Exynos

Face ao exposto, contamos com alguns elementos gráficos a migrar das consolas para os smartphones. Algo que acaba por fazer sentido tendo em conta o papel crucial da AMD no seu desenvolvimento e aplicação tanto na PS5 e demais consolas de nova geração, como nos próximos smartphones Samsung.

Para a gigante sul-coreana será uma bem-vinda melhoria de desempenho para os seus processadores. Componentes que continuam a ser colocados em segundo lugar face às soluções desenvolvidas pela norte-americana Qualcomm com os seus Snapdragon.

Há ainda muito por clarificar, mas são excelentes novidades para os jogadores mobile. Não só se antevê uma nova revolução para os chips Exynos, como uma nova janela de oportunidades para a indústria e programadores de jogos para dispositivos móveis.

A Samsung deve apresentar oficialmente o próximo processador Exynos ainda em 2021

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.