Samsung quer estar na vanguarda da fotografia ao desenvolver um sensor de 150MP

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung tentou impulsionar a fotografia no smartphone com o lançamento do primeiro sensor com 108MP. Se pensas que esta quantidade de pixels é já um abuso, então prepara-te para um novo recorde.

A tecnológica sul-coreana já está a desenvolver um sensor com uns incríveis 150MP. Segundo o que está a ser avançado, este sensor chegará no último trimestre de 2020 e será dirigido apenas aos topos de gama.

Como deves imaginar, para combinar tantos pixels num único sensor é necessário muito espaço. Segundo o que é avançado, este novo sensor medirá cerca de 1 polegada.

Este sensor de 150MP está a ser desenvolvido com tecnologia Nonacell, tal como o de 108MP. Ou seja, conseguirá combinar nove pixels num, de forma a produzir imagens de 16MP. Esta é a forma encontrada pela Samsung para que mais luz possa penetrar no sensor.

Xiaomi está novamente na linha da frente para usar este sensor

À semelhança do que aconteceu com o sensor de 108MP, o próximo também deverá ser estreada pela Xiaomi. Um dos seus topos de gama, que deverá chegar no último trimestre deste ano, será o primeiro smartphone a contar com o novo sensor de 150MP da Samsung.

Posteriormente, também a Oppo e a Vivo deverão usar o mesmo sensor. Neste caso, tal só se verificará em 2021, na companhia do provável processador Qualcomm Snapdragon 875.

Para já não temos forma de saber se a Samsung também usará este sensor nos seus equipamentos ou se irá apenas fornecê-lo a outras empresas. Em todo o caso, não estranhes se o Galaxy S30 Ultra vier com uma lente de 150MP.

Quantidade de pixels não significa melhores resultados

Várias análises já feitas ao sensor de 108MP do Galaxy S20 Ultra e outros modelos mostram-nos que a quantidade de pixels não é tudo. Aliás, alguns afirmam que a lente de 12MP do Galaxy S20 consegue melhores resultados que os 108MP do modelo mais caro.

Isto não significa que o sensor de 108MP seja fraco, muito pelo contrário. Este consegue oferecer um nível de detalhe que muito poucos conseguem igualar, mas, por vezes, tende a desfocar em demasia os contornos dos objetos.

Veremos se a Samsung conseguirá corrigir alguns desses pontos menos positivos no próximo sensor de 150MP. Por isso, temos de esperar pelas primeiras imagens para julgar a sua qualidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S20 Ultra é desmontado em vídeo. Conhece o seu interior
  • Este preço do Samsung Galaxy S10+ vai fazer-te ignorar o Samsung Galaxy S20
  • Os 10 melhores telemóveis para amantes de fotografia!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.