Samsung retira a possibilidade de programar o botão Bixby no Galaxy S8

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Tempo de leitura: 2 min.

Mesmo antes da Samsung apresentar ao mundo os seus novos flagships Galaxy S8 e S8+, a marca sul-coreana apresentou o seu novo assistente pessoal, o Bixby. Este novo assistente promete ser mais do que o Google Now e a Siri da Apple, fazendo até as tarefas mais simples, ao ponto de pretender fazer tudo o que podemos fazer com o ecrã tátil dos nossos S8 e S8+.

Vê também: Essential Phone: o smartphone do criador do Android passa pela GFXBench

A Samsung está de tal maneira determinada com este seu novo assistente que lhe dedicou um botão dos seus novos topo de gama. Contudo, apesar de todo este esforço, ficamos a saber através de declarações da própria Samsung na semana passada, que este seu novo assistente não estará completamente desenvolvido a tempo do lançamento do Galaxy S8 e S8+, falando especificamente do mercado Norte Americano, remetendo a versão completa para um update a surgir a meio da Primavera de 2017.

Na sequência destas declarações, começaram a surgir mais assiduamente questões sobre a possibilidade de reprogramar este botão para algo diferente, inclusive o Google Now ou outro atalho à escolha do proprietário do equipamento.

Se os rumores e teste iniciais em unidades de testes e pré-lançamento confirmaram esta possibilidade, mesmo sem necessidade de reprogramar software, eis que surge uma informação vinda da xda-developers afirmando que a Samsung removeu esta opção no mais recente update ao equipamento: NRD90M.G950WVLU1AQD9.

O utilizador deste fórum com a alcunha de flar2, desenvolvedor de uma app utilizada para a reprogramação de botões dos equipamentos, explica que no processo de actualizar a sua aplicação para o Galaxy S8.

O botão Bixby deixou de constar da lista de botões do software do topo de gama da Samsung. Trata-se de um equipamento de testes fornecido por uma loja canadiana, mas este update de software deverá ser forçado a todos os Samsung Galaxy S8 e S8+ a tempo do seu lançamento a dia 21 de Abril.

Esta informação é especialmente relevante para o público português uma vez que o suporte do Bixby pode ser limitado na língua portuguesa. Sem a capacidade de reprogramar o botão dedicado ao novo assistente, este pode ser inútil no nosso mercado, a não ser que estejas disposto a falar em inglês com o teu Galaxy S8 e, mesmo assim, só depois de um update que pode tardar bastante se comprares o teu equipamento através de uma operadora.

Para uma aposta tão grande da Samsung parece que estamos cada vez mais perto de um ponto negativo dos novos Galaxy do que de uma nova característica fundamental.

Outros assuntos relevantes:

Sabias que: Mulheres vêem mais Pornografia nos Smartphones que os Homens

Gostaste do LG G6? Então vais adorar este conceito do Google Pixel 2

Huawei explica à 4gnews um dos “problemas” do Huawei P10